ouça este conteúdo
Dicas para quem sofre com a Doença do refluxo gastroesofágico.
As festas de Natal e Ano Novo podem ser um desafio para as pessoas que sofrem com a azia. Comidas mais gordurosas e bebidas gasosas, além do nosso hábito de exagerar, podem desencadear problemas de saúde, como a azia.
Em 2022, o Ministério da Saúde registrou uma grande quantidade de atendimentos de pacientes com sintomas de Doença do Refluxo Gastroesofágico, que inclui sintomas como queimação e dor no peito. A azia também pode causar desconforto e dor no peito, além de outros sintomas. É importante estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica se necessário.
Atenção no Consumo de Alimentos Durante a Ceia de Natal
De acordo com o médico endoscopista Hugo Guedes, é importante ter cuidado com certos alimentos durante a ceia de Natal, especialmente para quem sofre de Azia. Alimentos como tender, pernil, salpicão com muita maionese, espumante e chocolate podem piorar o Refluxo, pois aumentam a demanda de produção de ácido para serem digeridos ou potencializam o retorno do ácido do estômago para o esôfago.
Para evitar problemas, é recomendável comer em menor quantidade, não beber durante a refeição e dar um intervalo de 30 minutos antes ou depois de comer. Além disso, é importante dar tempo para a digestão e não deitar logo após se alimentar. Atividades leves, como caminhadas, podem ajudar a aliviar os sintomas.
Se os sintomas não melhorarem, é possível recorrer a medicamentos, inicialmente com antiácidos e, em casos mais sintomáticos, protetores gástricos. É importante procurar um médico para o tratamento correto se as dores ou os sintomas não melhorarem.
Sintomas do Refluxo
Os sintomas típicos do Refluxo incluem queimação no estômago, Azia, dor no peito, enjoo, regurgitação, tosse, pigarro e sensação de garganta arranhada. Além disso, é importante estar atento à Doença do Refluxo, que pode ser tratada com o auxílio do Sistema Único de Saúde e do Ministério da Saúde.
É fundamental lembrar que, de acordo com o médico Hugo Guedes, é importante manter um tempo de jejum para permitir a passagem do alimento para o intestino e a digestão. Além disso, é recomendável evitar alimentos que possam piorar o Refluxo e optar por uma alimentação balanceada e saudável.
Lembre-se de que, se os sintomas não melhorarem, é necessário procurar um médico para o tratamento correto. Não hesite em buscar ajuda médica se você estiver experimentando Azia, queimação no estômago ou dor no peito após a ceia de Natal.
Fonte: @ Jornal da Cidade