O sistema ClimAju ganha duas novas câmeras com imagens ao vivo, 24h, no bairro Coroa do Meio, para monitorar o tempo e clima em tempo real, auxiliando a Defesa Civil em situações adversas.
O sistema ClimAju, implementado pela Prefeitura de Aracaju para monitoramento do tempo e clima na capital, acaba de receber um reforço importante. Duas novas câmeras foram adicionadas ao sistema, permitindo que os moradores e visitantes tenham acesso a imagens ao vivo, 24 horas por dia.
Com essas novas câmeras, o monitoramento do tempo e clima em Aracaju se torna ainda mais eficaz, permitindo uma vigilância constante das condições climáticas. Isso é fundamental para a segurança pública e para a tomada de decisões informadas. Além disso, o sistema ClimAju também permite uma supervisão em tempo real das condições do tempo, o que ajuda a prevenir e mitigar os efeitos de eventos climáticos adversos. A tecnologia é um aliado importante na gestão pública.
Monitoramento em Tempo Real: Ferramenta de Defesa Civil
A Defesa Civil de Aracaju acaba de instalar novos equipamentos de monitoramento no bairro Coroa do Meio, com visão para os bairros Jardins e 13 de Julho. Esse sistema de vigilância visa ampliar a capacidade de observação da Defesa Civil em áreas estratégicas da cidade, permitindo uma supervisão mais eficaz em tempo real.
De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, essa ferramenta otimiza o trabalho do órgão para o enfrentamento às situações adversas. ‘As informações obtidas em tempo real subsidiam a tomada de decisão e reduzem o tempo de resposta diante de eventuais situações adversas e eventos climáticos’, salientou. O objetivo é agir de forma preventiva, reduzir riscos e minimizar danos à população.
Controle e Monitoramento em Áreas Estratégicas
Com as novas aquisições, o sistema passa a disponibilizar imagens de nove câmeras, que podem ser acessadas pela população através do site da Prefeitura de Aracaju. Além dos bairros 13 de Julho e Jardins, também podem ser verificadas imagens em tempo real dos bairros Aruana, Capucho, Centro e Porto Dantas. A plataforma conta, ainda, com dados atualizados a partir de 18 pluviômetros; sensores de inundação; sensores de movimentação de terra; sensores de velocidade do vento; e o serviço de previsão meteorológica, operacionalizado por uma empresa especializada contratada pela gestão municipal.
Essa ferramenta de monitoramento permite uma supervisão constante e eficaz, permitindo que a Defesa Civil de Aracaju atue de forma preventiva e reduza os riscos de danos à população. Com o controle e monitoramento em tempo real, a Defesa Civil pode tomar decisões mais informadas e agir rapidamente em caso de situações adversas.
Fonte: @ InfoNet