Estudo da Fecomércio/SP aponta que o percentual é o quarto maior do Brasil, destacando a importância de uma política pública eficaz no mercado emissor, com um calendário de eventos e parceria privada para garantir a segurança pública.
No ano de 2024, o setor do turismo em Sergipe está experimentando um crescimento expressivo em relação aos outros estados brasileiros. Com uma variação acumulada de 6,5% em julho, em comparação com o mesmo período de 2023, Sergipe se destaca como a quarta maior taxa do Brasil e a maior da região Nordeste, tornando-se um destino cada vez mais atraente para os amantes do turismo.
Essa tendência positiva é um reflexo do aumento da procura por experiências de lazer e viagem em Sergipe, que oferece uma combinação única de praias, cultura e natureza. Os turistas que visitam o estado podem desfrutar de uma variedade de atividades, desde passeios pela costa até a exploração da rica herança cultural local. Com essa crescente demanda, o setor do turismo em Sergipe está se consolidando como um dos principais motores da economia local, gerando empregos e oportunidades para os moradores do estado. O futuro do turismo em Sergipe parece promissor.
O Turismo em Sergipe: Um Setor em Ascensão
De acordo com dados apurados pelo Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP), Sergipe tem se destacado como um dos principais destinos turísticos da região Nordeste. A reestruturação da política pública de fomento ao Turismo desenvolvida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem sido fundamental para esse desempenho.
O governador Fábio Mitidieri destaca que a liderança de Sergipe no setor turístico é resultado de uma série de ações estratégicas que têm fortalecido o setor no estado. Entre elas, estão os investimentos do governo para o fortalecimento do Turismo sergipano, a exemplo da ampla divulgação do destino Sergipe em feiras nacionais, a criação de um calendário de eventos que movimenta a economia durante todo o ano, além da parceria com a iniciativa privada. Esses esforços têm projetado Sergipe como um destino emergente no cenário turístico nacional.
Segurança Pública e Turismo: Uma Combinação Vencedora
Para Fábio Mitidieri, outro ponto fundamental para esse crescimento é o investimento contínuo em segurança pública. Sergipe foi eleito o estado mais seguro do Nordeste, por meio de pesquisa realizada pela Revista Veja, utilizando como fonte o Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública (Sinesp), a partir dos números relacionados ao ano de 2023. De acordo com o levantamento, o estado apresenta a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes da região, com 19,59 homicídios.
‘Estamos empenhados, junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em seguir reduzindo os índices de criminalidade, o que também acaba fortalecendo Sergipe como um destino seguro e confiável para turistas’, ressaltou o governador. ‘Este é mais um fator, além das nossas belezas naturais, cultura e hospitalidade, que, certamente, farão com que mais e mais turistas venham se encantar com a experiência que é viver em Sergipe’.
Parcerias e Investimentos no Turismo
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou a parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE). Juntos, a Setur e a entidade representativa do trade turístico têm realizado um trabalho intenso e constante este ano, inclusive com participação em um número ainda maior de feiras nacionais, para divulgar o destino Sergipe. Além disso, o estado foi um dos destinos mais procurados do Brasil para as férias de julho deste ano, ocupando a 15ª colocação de acordo com a Decolar, empresa de viagens líder na América Latina. Foram investidos R$ 200 mil na empresa em ação de mídia compartilhada.
Fonte: @ Jornal da Cidade