ouça este conteúdo
A OAB Sergipe apresentou a metodologia de trabalho da WebVoto, empresa responsável pelo sistema de eleição on-line, que utilizará tecnologia de identificação e Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, sob fiscalização da comissão eleitoral, após cerimônia de zerésima, para garantir a segurança do processo de votação.
Aproximadamente um mês antes da eleição da Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi apresentada na última sexta-feira, 11, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASE), a metodologia de trabalho da empresa WebVoto, responsável pelo sistema de eleição on-line que será utilizado no pleito de 19 de novembro.
A apresentação da metodologia de trabalho da WebVoto foi um passo importante para garantir a transparência e a segurança do processo de votação. Com o sistema de eleição on-line, os advogados poderão exercer seu direito de voto de forma rápida e segura. Além disso, a empresa também garantiu que o sistema estará preparado para lidar com um grande volume de eleições simultâneas, garantindo a integridade do processo. A tecnologia é fundamental para o sucesso do pleito.
Eleição Virtual: Transparência e Segurança
A medida de implementar o voto on-line na OAB-SE vem na esteira de críticas de alguns grupos de advogados, que questionaram a falta de informações sobre como, na prática, seria adotado esse novo método de votação pela entidade de classe. No entanto, o presidente da OAB-SE, Danniel Costa, defende o voto on-line e destaca sua confiança no processo de eleição virtual. ‘Recebemos pouquíssimas críticas. A advocacia confia no processo de eleição virtual, e hoje estamos celebrando a transparência, como sempre fizemos’, afirma.
A OAB-SE criou um site específico para a eleição, onde os advogados podem acessar todas as informações relevantes, incluindo um vídeo de apresentação da empresa responsável, links para atualização cadastral e para regularização da anuidade, garantindo que todos possam exercer seu direito de voto. Além disso, o processo de votação é 100% seguro, pois exige, como primeiro fator, o token, que é a senha pessoal e intransferível do advogado.
Segurança e Unicidade do Voto
A representante da WebVoto, Carolina Fortunato, reforçou os pontos apresentados por Costa, destacando que o sistema assegura a unicidade do voto. ‘O sistema garante que, uma vez que o eleitor se identifica e vota, esse voto já foi contabilizado e não pode ser alterado’, explicou. Além disso, a tecnologia de identificação do eleitor bloqueia tentativas de fraudes. ‘O voto é único e definitivo’, sublinhou.
A tecnologia empregada assegura que, uma vez registrada, a escolha do eleitor é irreversível e sigilosa. ‘Nem mesmo nós, servidores, temos como saber em quem o eleitor votou. Todo o processo é feito de forma anônima e segura’, disse Carolina. Além disso, se alguém tentar invalidar o voto, o sistema não permitirá essa alteração. ‘A segurança e a integridade de cada voto são garantidas’, acrescentou.
Como será a Votação?
No dia do pleito, os profissionais do direito acessarão a plataforma Webvoto diretamente, sem necessidade de baixar qualquer aplicativo. O processo de identificação utilizará fatores avançados de autenticação, como biometria facial e certificação digital, garantindo a segurança do voto. Cada voto é encriptado e assinado digitalmente pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), evitando qualquer tentativa de fraude ou manipulação.
Uma hora antes do início da votação, a comissão eleitoral e a equipe da Webvoto participarão da cerimônia de zerésima, que garante a integridade do processo de votação. Além disso, a OAB-SE também criou um canal de comunicação para que os advogados possam esclarecer dúvidas e problemas técnicos durante o processo de votação.
Fonte: @ InfoNet