Evento itinerante com grupos e artistas de todos os estados da região até sábado (12) pela Fundação de Arte e Cultura Aperipê e Consórcio Nordeste.
A sétima edição do Cena Nordeste, realizada pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Arte e Cultura Aperipê (Funcap), foi aberta com uma solenidade que contou com a presença de vários grupos e artistas de todos os nove estados da região. A etapa Sergipe, que faz parte do Festival Cena Nordeste, acontece na sexta-feira (11) e neste sábado (12), prometendo uma programação rica e diversificada.
O Cena Nordeste é um evento que visa promover a cultura e a arte da região Nordeste, reunindo talentos de todos os estados. A diversidade cultural é um dos pontos fortes do evento, que também busca fortalecer a identidade regional. Com a participação de grupos e artistas de todos os nove estados, o Cena Nordeste se consolida como um dos principais eventos culturais da região. A etapa Sergipe é apenas o início de uma jornada que levará o Festival Cena Nordeste a outros estados, promovendo a troca de experiências e a valorização da cultura nordestina.
Cena Nordeste: Um Encontro de Culturas
O Cena Nordeste é um evento gratuito que oferece uma programação diversificada para todos os públicos, com shows, espetáculos teatrais e circenses, oficinas, feira de artesanato, mostra audiovisual e espaço gastronômico. Durante o evento, o presidente da Fundação de Arte e Cultura Aperipê, Gustavo Paixão, destacou a importância da troca de experiências entre artistas de todo o Nordeste para enriquecer a cultura sergipana.
‘É uma oportunidade incrível para os estados realizarem essa troca, essa experiência. Aqui é um espaço em que a gente se encontra para discutir políticas de cultura, fazer esse intercâmbio cultural. Um evento amplo, que tem artesanato, economia solidária e criativa, oficinas, seminários, uma variedade de atividades’, enfatizou.
A assessora técnica de cultura da Fundação de Arte e Cultura Aperipê, Grazzy Coutinho, explicou como surgiu o Cena Nordeste. ‘É uma parceria com o Consórcio Nordeste, uma ideia que surgiu para unir todos os estados da região. O Cena é uma celebração, é um encontro, um intercâmbio. A gente não se ateve de forma alguma à programação só com os artistas que vêm de fora; a gente quis e fez acontecer em várias linguagens com os nossos artistas também, mostrando para essa galera que está vindo de fora a nossa cultura e nossa arte’.
Festival Cena Nordeste: Uma Celebração da Cultura
A artista circense Fabrícia Alves esteve presente no primeiro dia de Cena Nordeste com a Trupe Kadabra e contou como foi a experiência. ‘Foi muito animado. O público chegou junto na vivência. A gente trouxe perna de pau, malabarismo, equilibrismo no carretel, confecção de bolinhas de malabares. Foi uma experiência muito gratificante para a gente, enquanto trupe de circo aqui da cidade, ver o público chegando, recebendo o circo desse jeito, querendo aprender, e acredito que amanhã vai ser ainda melhor’.
O co-diretor da plataforma ‘Danças Que Temos Feito’, Ireno Júnior, é de Teresina (PI) e está em Sergipe pela primeira vez para participar do Cena Nordeste. ‘Eu acredito que um festival como esse, que faz circular várias manifestações artísticas de diferentes estados do Nordeste, é de uma potencialidade tão grande, porque a gente vai começando a conhecer potencialidades que a gente não conhecia até então’.
Na feirinha de economia solidária, a estudante Julia Melo comercializou produtos da doceria da mãe. ‘A doceria está tendo uma ótima adesão, muitas pessoas estão interessadas, principalmente nos doces. E o local também é ótimo, está ajudando bastante a gerar uma renda extra e também para que as pessoas conheçam nossa loja’.
A atriz e professora Franciane Melo foi prestigiar o Cena Nordeste. ‘O evento está muito lindo. Vi o Barco de Fogo, estou encantada. Ainda não tinha tido o prazer, a honra de ver o Barco de Fogo, e hoje estou me sentindo uma criança. Na véspera do dia das crianças, eu vi o Barco de Fogo’.
A pequena Maria Luisa Ferreira, de 6 anos, também adorou o barco de fogo. ‘Eu achei muito legal. O que eu mais gostei foi o barco de fogo’.
Fonte: @ F5 News