ouça este conteúdo
Homem é abordado por agentes em gravação, agredido no centro da cidade, enquanto câmeras registravam, em veículo oficial, com ação apurada após medidas administrativas.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Própria definiu que dois agentes receberam punição disciplinar após o ocorrido no Centro da cidade. A abordagem polêmica levou à suspensão temporária dos funcionários, conforme informações obtidas pelo órgão municipal em 18 de março.
A abordagem é objeto de discussão entre as partes envolvidas. O vídeo da abordagem foi gravado por uma câmera de segurança e distribuído rapidamente pela internet. O veículo envolvido na abordagem não foi especificado, mas a SMTT mencionou a importância de seguir procedimentos adequados para os agentes em situações semelhantes no futuro.
Reação da Prefeitura
A Prefeitura de Propriá reagiu às imagens que circulam nas redes sociais sobre a abordagem agressiva feita por Guardas Municipais cedidos à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), no final da manhã desta quinta-feira, 17, no Centro. A Prefeitura enfatizou que os agentes não agiram de acordo com a abordagem esperada de seus agentes, que devem agir com segurança e respeito. ‘Nós não compactuamos com nenhum tipo de violência e estamos adotando medidas administrativas para apurar os fatos’, destacou o comunicado da Prefeitura. Além disso, a Prefeitura destacou que está tomando medidas para garantir que os agentes envolvidos sejam responsabilizados por suas ações.
Explicação da SMTT
A SMTT, por sua vez, emitiu um comunicado nas redes sociais repudiando a ação e explicando que o caso está sendo apurado. Segundo a SMTT, os agentes solicitaram a retirada do veículo que estava estacionado em um local irregular e que o pedido foi atendido pelo dono do carro. Os agentes relataram que o homem abordado, que não estava envolvido na situação, começou a proferir ofensas e desacatos contra eles. ‘Não é com violência que os nossos agentes devem agir’, enfatizou a SMTT, destacando que os agentes agiram de acordo com a abordagem correta, apesar de terem sido vítimas de ofensas.
Medidas Adotadas
A Prefeitura de Propriá anunciou que está adotando medidas administrativas para apurar os fatos e responsabilizar os agentes envolvidos. Além disso, a Prefeitura destacou que está tomando medidas para garantir que os agentes sejam treinados para lidar com situações de abordagem, administrativas e segurança de forma apropriada. A Prefeitura também enfatizou que está trabalhando para melhorar a abordagem dos agentes em relação aos cidadãos, garantindo que os agentes sejam respeitosos e seguros em suas ações.
Agentes e Veículo Oficial
A abordagem feita pelos Guardas Municipais cedidos à SMTT, que foi capturada em imagens, mostra os agentes descendo de um veículo oficial da SMTT e abordando um homem que estava entre três pessoas presentes no local. Durante a abordagem, um dos agentes segura o braço do homem, enquanto o outro se aproxima e o agride com um tapa na cabeça. Em seguida, eles liberam o homem e deixam o local. A SMTT informou que os agentes solicitaram a retirada do veículo que estava estacionado em um local irregular e que o pedido foi atendido pelo dono do carro.
Abordagem e Violência
A abordagem feita pelos agentes foi considerada agressiva e não seguiu a abordagem esperada. A Prefeitura destacou que não compactua com nenhum tipo de violência e que as medidas administrativas estão sendo adotadas. A SMTT também repudiou a ação e explicou que o caso está sendo apurado. Os agentes relataram que o homem abordado começou a proferir ofensas e desacatos contra eles. A abordagem agressiva gerou controvérsia e levantou questões sobre a forma como os agentes devem lidar com situações de abordagem.
Fonte: @ A8SE