ouça este conteúdo
Foram realizadas 104.111 avaliações técnicas para medicamentos e insumos em 2023, incluindo assistência farmacêutica e fórmulas especiais para garantir acesso a medicamentos.
A Secretaria do Estado da Saúde (SES) de Sergipe vem adotando medidas para garantir o uso adequado e eficaz dos medicamentos, especialmente em casos onde o tratamento é descontinuado. Os medicamentos são fundamentais para o tratamento de diversas doenças e condições, e devem ser utilizados sob orientação médica. Nesse contexto, a SES está orientando a população a devolver medicamentos não utilizados para evitar o desperdício e garantir a acessibilidade a esses produtos essenciais.
De acordo com o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), os medicamentos não utilizados podem ser devolvidos em fórmulas especiais, como insumos utilizados no tratamento de doenças específicas. Além disso, a SES também está trabalhando em parceria com os laboratórios para garantir a disponibilidade de fórmulas especiais e insumos essenciais para o tratamento de diversas condições de saúde. Essa medida visa garantir que a população tenha acesso a esses produtos essenciais, mesmo em casos onde o tratamento seja descontinuado.
O Impacto da Assistência Farmacêutica na Acesso a Medicamentos Especiais
O Case, um centro de assistência farmacêutica, oferece acesso a medicamentos especializados e fórmulas infantis, garantindo cuidados personalizados para mais de 20 mil usuários cadastrados.
Com mais de duas décadas de experiência, esse componente especializado da assistência farmacêutica aborda a saúde de crianças de 0 a 4 anos que sofrem de alergia ao leite de vaca, tendo em vista 490 crianças atendidas por mês.
O processo de dispensação dos medicamentos começa com avaliações técnicas para garantir o uso correto dos medicamentos.
A coordenadora Izabel Rocha destaca a importância da devolução das fórmulas especiais não utilizadas, desde que lacradas e da devolução de medicamentos parcialmente utilizados para evitar automedicação.
O acesso aos serviços do Case depende de um encaminhamento médico, diagnóstico clínico e prescrição.
Após o cadastro e avaliação técnica, os medicamentos são dispensados mensalmente.
O processo de renovação dos medicamentos é renovado a cada três a seis meses, dependendo do medicamento.
O uso de fórmulas especiais e medicamentos especializados requer uma assistência farmacêutica de alta qualidade, garantindo que os pacientes tenham acesso a medicamentos seguros e eficazes.
Além disso, a gestão de insumos farmacêuticos é essencial para garantir a disponibilidade dos medicamentos, evitando interrupções no tratamento.
A assistência farmacêutica é essencial para garantir o acesso a medicamentos e insumos, promovendo a saúde dos pacientes e melhorando a qualidade de vida.
Assim, o Case desempenha um papel fundamental na garantia do acesso a medicamentos especializados e fórmulas infantis, proporcionando cuidados personalizados e atendimento qualificado.
O acesso a medicamentos especializados e fórmulas infantis é um direito fundamental, e o Case trabalha incansavelmente para garantir esse acesso, oferecendo avaliações técnicas, assistência farmacêutica e gestão de insumos farmacêuticos de alta qualidade.
Fonte: @ A8SE