RioMar Aracaju acaba de ganhar a Casa D’Arte, um espaço que celebra a riqueza artística e manifestações culturais de Sergipe.
O RioMar Aracaju acaba de ser o escolhido para abrigar a Casa D’Arte, um espaço cultural inédito que surge para celebrar e valorizar a sergipanidade. Com a proposta de se tornar um marco de referência para as artes locais, o projeto Casa D’Arte busca promover a criatividade e o talento sergipano.
A Casa D’Arte surge com a missão de homenagear a rica história, a tradição sergipana e a identidade cultural de Sergipe, visando se tornar um espaço permanente de apoio à produção artística e ao estímulo à criatividade. A sergipanidade será celebrada em todas as suas formas de expressão. Com um olhar atento para as necessidades da comunidade, a Casa D’Arte pretende se tornar um ponto de encontro para artistas e amantes da arte, um local onde a criatividade possa florescer e se expressar de maneira plena.
A Casa D’Arte e a Celebração da Sergipanidade
A Casa D’Arte é um espaço localizado no piso L2, em frente à Camicado, que nasceu do desejo de seis artistas sergipanos de criar um ambiente onde a arte e a sergipanidade estivessem sempre em evidência. Juntos, Adriana Hagenbeck, Givaldo Barbosa, Josy Mendonça, Laura Estrela, Leila Duarte e Rejane Schultz estão à frente do projeto, que visa elevar toda a história e fazer crescer o amor pela cultura.
‘Somos artistas e expressamos nosso amor pela arte, produzindo peças exclusivas e cheias de afeto. Nosso objetivo é manter viva a tradição sergipana, ao mesmo tempo em que damos espaço para a inovação e a criatividade’, afirma Josy Mendonça, uma das idealizadoras do projeto. ‘Queremos que a Casa D’Arte se torne uma referência no fomento às expressões culturais da região e um palco para que artistas locais mostrem seu trabalho.’
Para a professora Cristine Lenz, a abertura da loja no shopping foi uma grata surpresa, já que o espaço chega com a proposta de democratizar a arte. ‘Eu amei o espaço. Além de ter obras lindíssimas, achei a arte com um preço acessível, ainda mais tendo a opção do parcelamento. A arte não é acessível para a maior parte do povo brasileiro, então ter uma loja em um lugar de fácil acesso, popular e com um valor mais acessível torna a arte mais democrática para o assalariado do Brasil.’
A chegada da Casa D’Arte reafirma o compromisso com o apoio às manifestações culturais e a valorização das riquezas artísticas de Sergipe, contribuindo para que a nossa identidade continue a ser celebrada e perpetuada.
O Dia da Sergipanidade na Casa D’Arte
Nesta quinta-feira, 24 de outubro, data em que se celebra o Dia da Sergipanidade, a Casa D’Arte irá promover exposições, oficinas de pintura e rodas de conversa, com a proposta de reunir artistas, entusiastas e o público em geral. As oficinas de pintura, em cerâmica e papel canson, serão gratuitas e com vagas para 50 participantes, contará com desenhos de Leila Duarte e placas de cerâmica confeccionadas por Josy Mendonça. O cliente poderá soltar a imaginação para colorir desenhos com símbolos que representam a sergipanidade e terá direito de levar sua criação para casa.
A oficina será realizada das 15h às 20h. Além da programação voltada para o Dia da Sergipanidade, o espaço deverá abrigar iniciativas ao longo de todo o ano, reforçando a missão de promover o diálogo entre a tradição e a modernidade na arte sergipana. O projeto vai além da simples homenagem, se consolidando como uma plataforma de fortalecimento da cultura local.
Fonte: @ SÓ Sergipe