Na Praça Fausto Cardoso, a Semana da Sergipana valoriza a cultura sergipana com atividades culturais das 17h às 22h.
A celebração do Dia da Sergipanidade, que ocorre nesta quinta-feira, 24, é uma oportunidade única para refletir sobre a rica cultura sergipana e o povo sergipano, que há séculos constrói a identidade do estado.
Para celebrar essa data, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), preparou uma série de atividades culturais que vão desde apresentações musicais até exposições de arte sergipana. Essa é uma chance para o povo sergipano se reconhecer e se orgulhar de suas raízes. A Sergipanidade é um tesouro que deve ser preservado e compartilhado.
Celebração da Sergipanidade
A programação da Semana da Sergipana se estende por vários pontos da capital, com o objetivo de valorizar a cultura sergipana por meio de diversas vertentes, como música, dança, comidas típicas, artesanato e artes plásticas.
Corredor Cultural Wellington Santos ‘Irmão’
A primeira atividade comemorativa do Dia da Sergipanidade é a abertura da exposição coletiva ‘Sergipe Raízes Culturais’, composta por obras de 14 artistas sergipanos. A mostra será aberta a partir das 10h, no Corredor Cultural Wellington Santos ‘Irmão, que fica anexo à Funcap, na Rua Vila Cristina, n° 1051, bairro Treze de Julho, em Aracaju. A banda de pífano Pifarofa será a atração musical. A entrada é gratuita.
Praça Fausto Cardoso
Na Praça Fausto Cardoso, onde está sendo realizada a Semana da Sergipana, as atividades acontecem das 17h às 22h. A programação conta com um aulão de ritmos dançantes, seguido por apresentações de Carimbó com o grupo Nova Vida Sesc e da Quadrilha Junina Século XX. Às 19h, dois eventos ocorrem simultaneamente: o desfile ‘Senac Fazendo Moda’ e uma apresentação do Samba de Pareia, tradicional manifestação de Laranjeiras. A noite na praça será encerrada com o show de Júlio César de Boquim, às 20h30.
Teatro Tobias Barreto
No teatro Tobias Barreto, às 20h, acontece o concerto ‘Sergipanidades: Homenagem a Sergipe por meio de seus grandes compositores’, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE). O espetáculo trará obras de autores do passado e do presente, mesclando composições locais a peças de destaque nacional, em homenagem a artistas que ajudaram a difundir a arte sergipana. Os ingressos são gratuitos, mas precisam ser retirados no site Sympla.
Museu da Gente Sergipana
Também tem programação especial no Museu da Gente Sergipana. A partir das 14h, no auditório Cândido de Faria, será realizada uma roda de conversa sobre ‘O Sergipano e sua Musicalidade’, com o músico Pedro Lua. Às 19h30, o estacionamento do museu será palco do show ‘Sergipe Cores Mil’, também com Pedro Lua. A entrada é gratuita.
Fonte: @ Jornal da Cidade