Projeto visa melhorar a mobilidade urbana de Aracaju, incluindo Estudo de Impacto Ambiental, licenciamento ambiental e Complexo Viário Senadora.
Em uma audiência pública realizada recentemente no auditório da Codise, em Aracaju, o Governo de Sergipe apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) referentes às obras do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves. Essa análise detalhada buscou avaliar os possíveis efeitos ambientais decorrentes do projeto.
O Estudo de Impacto Ambiental foi desenvolvido para identificar e avaliar as principais consequências ambientais que podem surgir durante e após a execução do Complexo Viário. Influência ambiental é um aspecto fundamental a ser considerado, garantindo que as ações sejam realizadas de maneira sustentável. O objetivo do governo é minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente, promovendo um desenvolvimento urbano responsável e consciente.
Impacto Ambiental
O projeto, que visa interligar a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana de Aracaju e segue as normas de licenciamento ambiental. Durante o evento, a presidente da Adema e engenheira ambiental, Ingrid Cavalcanti, destacou a importância da transparência e da participação popular no processo. ‘Esse foi um momento importante para que o empreendedor, no caso a Sedurbi, apresentasse o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental à sociedade, abrindo espaço para que a população tirasse suas dúvidas, bem como dando sugestões’, afirmou a presidente.
O secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Igor Albuquerque, enfatizou os benefícios do projeto para a cidade e o papel da sociedade em legitimar as decisões por meio do debate. ‘Além de ser um requisito legal, esse processo garante que as decisões finais sobre o empreendimento sejam tomadas com base em um amplo debate e na escuta dos diversos setores da sociedade’, ressaltou. A participação ativa dos cidadãos marcou a audiência, com membros da comunidade apresentando sugestões e opiniões sobre o projeto.
O EIA/Rima está disponível para consulta, e a população tem um prazo de dez dias úteis para enviar manifestações. Com investimento de R$ 318 milhões, a obra contará com uma ponte estaiada de 360 metros sobre o Rio Poxim e um viaduto de 180 metros sobre a Avenida Beira Mar, além de ciclovias.
O Complexo Viário Senadora será um marco importante para a cidade, com a capacidade de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e reduzir os efeitos ambientais negativos da poluição e do congestionamento. O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental foram fundamentais para avaliar as consequências ambientais do projeto e garantir que ele seja executado de forma sustentável.
A influência ambiental do projeto é um fator importante a ser considerado, e a Sedurbi está comprometida em minimizar os impactos negativos e maximizar os benefícios para a comunidade. A sociedade tem um papel fundamental em garantir que o projeto seja executado de forma responsável e sustentável, e a participação ativa dos cidadãos é essencial para legitimar as decisões.
Fonte: @ A8SE