Dicas para consumir energia de forma consciente em dias mais quentes: temperatura agradável, alta eficiência energética, modo stand-by, recurso de economia, chuveiro elétrico, opção verão, máquina e ferro, revisão das instalações.
Chegou a primavera e com ela, uma escalada na temperatura. Esse aumento pode provocar um consumo de energia elétrica maior. No calor, é comum utilizar equipamentos como ventiladores, ar-condicionado, geladeira e freezer com frequência.
Para evitar surpresas na hora de pagar as contas de energia, é importante adotar uma mentalidade de economia de energia. Dicas de como economizar energia estão disponíveis na internet. É só procurar e colocar em prática. Assim, além de diminuir o consumo de energia, você também ajudará a reduzir a conta de luz no final do mês.
Entendendo o Consumo de Energia
O valor da conta de energia está diretamente relacionado aos hábitos de consumo e a utilização de equipamentos. O primeiro passo para reduzir o consumo é olhar se o equipamento tem o selo Procel, pois quando você adquire um eletrodoméstico com alta eficiência energética, garante que o equipamento vai consumir o mínimo de energia necessária para funcionar.
Além disso, a mudança de hábitos é fundamental para a redução do consumo de energia. Com as temperaturas mais altas, há um aumento no consumo de energia, pois vai exigir mais dos equipamentos quando comparado a dias com as temperaturas frias. As pessoas passam a utilizar mais os ventiladores por conta do calor, além de outros equipamentos como ar-condicionado e geladeiras.
Em relação ao ar-condicionado, a dica é não deixar portas e janelas abertas com o equipamento ligado, manter os filtros limpos, colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto e, se possível, prioriza a posição de 23ºC. Com relação ao ventilador, a dica é deixar ligado apenas quando alguém estiver usando.
Dicas para Reduzir o Consumo de Energia
– Computadores e Notebooks: evite o modo stand-by, pois também consome energia. Utilizar o recurso de economia do monitor pode ajudar.
– Ar-condicionado: 23ºC é uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado e lembre-se que os filtros devem ser limpos com frequência, já que a sujeira dificulta a passagem do ar e reduz a eficiência do equipamento.
– Ventiladores: esses aparelhos não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia.
– Geladeiras e freezers: esses eletrodomésticos devem ficar o mais longe possível do fogão, fornos e outras fontes de calor. A borracha de vedação da porta precisa estar em boas condições para não deixar o ar frio escapar.
– Televisão: desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada.
– Aparelhos em stand-by: televisão, micro-ondas, DVD, cafeteira e outros equipamentos na tomada consomem energia. Retire-os da tomada após o uso.
– Chuveiro elétrico: responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência, o chuveiro elétrico também pode contribuir para que a sua conta de luz venha alta. Então, ao utilizar esse aparelho, verifique a opção em que ele se encontra. A opção ‘verão’ consome 30% menos que a ‘inverno’.
– Máquina e ferro de lavar: não fracione a lavagem de roupas. Se possível, acumule peças e lave tudo de uma vez. Assim, a máquina funcionará com toda a sua capacidade em intervalos maiores, o que reduz o consumo de energia. O mesmo vale para o uso do ferro de passar roupas.
– Instalações internas: emendas em excesso ou instalações inadequadas podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo. Nesses casos, é importante que um profissional faça uma revisão das instalações para evitar desperdícios e garantir a segurança.
Fonte: @ Jornal da Cidade