Moda e gastronomia sergipana se encontram na Praça Fausto Cardoso, com três coleções que retratam a rica cultura culinária e texturas de Sergipe.
No próximo dia 24 de outubro, data em que se comemora o Dia da Sergipanidade, a Praça Fausto Cardoso, localizada em Aracaju, irá sediar um evento especial. É que nesse dia será realizada uma apresentação de moda, com uma passarela exclusiva que irá mostrar todo o talento dos alunos do curso de Estilista de Moda, do Senac em Aracaju. A apresentação contará com três coleções, todas inspiradas na rica cultura sergipana e na deliciosa gastronomia sergipana. O fashion show irá mostrar que o Sergipe é um estado com muito talento e grandiosa moda autoral.
O evento também irá chamar a atenção para a identidade sergipana, mostrando que a sergipanidade está presente em tudo o que é produzido no estado, desde a culinária até a moda, e que isso é algo a ser comemorado. Com criações exclusivas e peças autênticas, os alunos do Senac em Aracaju irão mostrar que a moda sergipana é capaz de se destacar em qualquer lugar. A criatividade e o talento dos sergipanos serão os grandes protagonistas do evento.
A celebração da Sergipanidade através da moda e da gastronomia
O desfile de moda está agendado para começar às 19h, como informa a coordenadora dos cursos de Moda do Senac Sergipe, Karinne Sá. ‘Nós teremos três coleções, uma delas dos alunos de estilista de moda do Senac de Aracaju, cujas peças fazem parte do catálogo dois de texturas de Sergipe, o ‘Moda à la Sergipe’. Os nossos futuros estilistas vão levar para a passarela, peças que têm como inspiração os elementos da culinária sergipana’, destacou.
De acordo com o instrutor Marcell Dionísio, a expressão ‘à la’ remete à combinação da apresentação da rica cultura culinária sergipana e elegância. ‘Moda à la Sergipe é uma referência clara à inspiração regional. A expressão ‘à la’ sugere um estilo distinto e elegante, refletindo a combinação entre moda e a rica cultura culinária sergipana. Essa coleção é uma continuação ao primeiro catálogo de texturas de Sergipe, elaborado pela turma anterior, que contemplava o mangue, o litoral e o sertão. Nessa nova, as texturas estão voltadas para a gastronomia, inspiradas em pratos e ingredientes típicos do Estado, como o doce de pimenta, a castanha, o amendoim, caranguejo, robalo e a queijadinha’, relatou o instrutor.
Uma celebração da identidade sergipana
Neste mesmo desfile, haverá a coleção de moda feita à mão, da Serra do Machado, trazendo as cores e o crochê, fazendo composições com artesanatos e acessórios fabricados pelas artesãs do povoado de Ribeirópolis. E ainda, direto do município de Tobias Barreto, peças com bordado Richelieu também ocuparão a passarela, carregadas de cultura e significado do que é ser sergipano.
‘São três coleções que vão exalar toda a nossa sergipanidade, com sete looks de cada, que serão levados para a passarela e para apreciação do público, revelando que o nosso estado é rico em cultura, artesanato, gastronomia, belezas naturais, que são fontes inesgotáveis de inspiração para o mundo da moda’, frisou Karinne Sá.
A Semana da Sergipanidade
Até domingo, 27 de outubro, a programação da Semana da Sergipanidade segue recheada de atrativos, desde shows musicais, apresentações culturais, cinema, aulas show de gastronomia, oficinas, feira de artesanato e de comidas típicas. Estão presentes também no evento, que acontece na Praça Fausto Cardoso, diversos restaurantes associados à Abrasel, com pratos deliciosos e exclusivos, pensados para celebrar a sergipanidade.
A Semana da Sergipanidade é uma realização conjunta do Sistema Fecomércio Sesc-Senac e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o patrocínio da Eneva e apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Seteem), Energisa, Unoun Internet e Banco do Nordeste, através da Lei Paulo Gustavo.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Fonte: @ Senac SE