ouça este conteúdo
Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional reconhece histórias sobre áreas econômicas da região Nordeste, promovido pela Universidade Federal.
Na última quarta-feira, 18, o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional concedeu homenagem aos vencedores nacionais e estaduais em Aracaju.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada durante a confraternização anual com a imprensa sergipana. Nesta ocasião, foram anunciados os nomes dos vencedores nas categorias Estadual Universitário e Estadual Profissional, que receberam uma condecoração pelo destaque em suas respectivas categorias. Foi um momento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por esses profissionais.
Prêmio de Reconhecimento às Contribuições em Áreas Econômicas e Sociais
Estudantes e profissionais da área foram homenageados por trabalhos de divulgação e valorização de ações nas áreas econômicas, sociais e ambientais, fundamentais para o fortalecimento da região Nordeste e do estado de Sergipe.
Prêmio Estadual Universitário
O primeiro prêmio foi entregue às estudantes Ana Carolina Izidoro, Janisse Bispo, Júlia Cavalcante e Maria Vitoria Pereira, que publicaram a matéria ‘Um Lugar Movido a Aratu’, na revista eletrônica Mais Contexto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). ‘Foi muito gratificante para nós, estamos muito felizes. Foi uma matéria muito rica e importante para toda a equipe. Descobrimos o vilarejo Terra Caída, em Indiaroba, e abraçamos a pauta com tudo que podíamos, com todo amor, carinho, paciência e emoção que tínhamos e com certeza vamos voltar lá para agradecer a toda a população’, disse a estudante Júlia Cavalcante.
Prêmio Estadual Profissional
O segundo troféu ficou com os jornalistas Wesley Júnior, Josafá Neto e Clayton Cavalcante, com a reportagem ‘Empreendedores do Mel: da tradição sustentável à inovação apícola’, da Rádio UFS FM. ‘Esse prêmio é simplesmente satisfatório. Posso resumir na palavra ‘satisfação’, porque o BNB faz esse trabalho brilhante há quatro décadas e nós, jornalistas, temos a função primordial de transmitir informação para o nosso público. Fico muito feliz em entrar para a história da premiação, juntamente com o pessoal da Rádio UFS’, contou o jornalista Wesley Júnior.
Categorias Nacionais
O prêmio Nacional Áudio foi entregue aos jornalistas Juliana Almeida e Josafá Neto, da Rádio UFS FM, pela veiculação da matéria ‘Diamante negro: a expansão dos cafés especiais do interior do Nordeste para o mundo’. A TV Sergipe conquistou o troféu Nacional Audiovisual. Os vencedores foram Anna Paula Ferreira, Rafael Carvalho, Jeová Luiz, Lucas Andrade e Marcílio Nocrato, com a reportagem ‘Mandioca: a riqueza do Agreste’, uma edição especial de São João do programa Estação Agrícola. E o prêmio Nacional Universitário foi entregue a estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pela reportagem ‘Vozes da Maré’, veiculada na Rádio UFS FM.
Relevância do Prêmio
O analista de comunicação do BNB em Sergipe, Daniel Brandi, explicou a relevância do prêmio para profissionais e estudantes. ‘O jornalismo praticado no estado é formado por pessoas muito criativas, que sabem revelar ao público histórias sobre a força do povo empreendedor, as riquezas do campo e da cidade. Dessa vez foram cinco prêmios, um recorde para Sergipe. E a chegada do prêmio universitário estadual é a cereja do bolo, porque inspira o profissional em formação, cada equipe, a percorrer os municípios em busca das melhores notícias’, disse.
Fonte: @ SÓ Sergipe