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Experimento destaca como melhor orientação e informação podem facilitar a vida acadêmica, elevar salários e influenciar decisões de carreira e trajetórias profissionais em cursos superiores.
Os jovens brasileiros concluem o ensino médio, em média, com 17 e 18 anos. É nessa fase que a escolha do curso superior se torna um desafio. Muitos se perguntam qual será o melhor caminho para o seu futuro, e é comum se arrepender posteriormente.
A mentoria é fundamental nesse processo de escolha. Um bom mentor pode oferecer orientação, apoio e aconselhamento para que o jovem faça a escolha certa. Além disso, a mentoria pode ajudar a identificar as verdadeiras paixões e habilidades do aluno, garantindo que ele escolha um curso que realmente o faça feliz. Um bom mentor é capaz de fazer a diferença na escolha do curso superior.
O Papel da Orientação na Transição para o Ensino Superior
Quando os estudantes se aproximam da idade de ingressar no ensino superior, muitos enfrentam dificuldades para relacionar seus interesses a uma carreira específica. Isso ocorre principalmente devido à falta de informação sobre os cursos disponíveis. As dificuldades aumentam quando os alunos são a primeira geração da sua família a tentar uma carreira universitária. Nesse contexto, a mentoria pode desempenhar um papel fundamental.
A Importância da Mentoria na Escolha de Carreira
Em resposta a esse desafio, muitas escolas têm trabalhado para levar profissionais de diferentes áreas para falar sobre suas trajetórias. No entanto, essas iniciativas nem sempre são suficientes. Além disso, a família exerce um papel fundamental nas decisões de carreira de seus filhos, oferecendo apoio às suas escolhas e, por vezes, desaprovando-as. Em alguns casos, a pressão familiar pode levar os estudantes a seguir uma carreira específica, nem sempre alinhada com seus interesses.
O Impacto da Mentoria na Escolha de Cursos Universitários
O artigo ‘The impact of a Peer-to-Peer Mentoring Program on University Choices and Performance’, de Stefania Bortolotti e Annalisa Loviglio, traz luz a essa discussão. As autoras realizaram um experimento de campo na Itália, em 2022, avaliando os efeitos de um programa de mentoria na escolha dos cursos universitários feitos pelos alunos. Os encontros virtuais ocorreram duas a três vezes durante o último ano do ensino médio, meses antes da seleção dos cursos de graduação.
Avaliando o Impacto da Intervenção
Para avaliar o impacto da intervenção, as autoras conduziram um experimento aleatório controlado (RCT) considerando 337 alunos de várias partes da Itália. O programa foi divulgado de forma virtual por uma grande universidade italiana, com a participação de milhares de estudantes. Para se inscrever, os alunos deveriam preencher um questionário com diversas informações demográficas, incluindo uma lista de áreas de estudo de seu interesse, classificadas em ordem de preferência.
Resultados e Conclusões
Os resultados são interessantes. Há um aumento na probabilidade de escolha na área do mentor de 22 pontos percentuais comparado ao grupo de controle. Em relação às áreas escolhidas, há um aumento na probabilidade de escolha de áreas de estudos de Stem ou economia, uma queda em humanidades. Além disso, os alunos que participaram do programa de mentoria apresentaram uma maior satisfação com a escolha de seu curso universitário. Esses resultados destacam a importância da mentoria na transição para o ensino superior, especialmente para estudantes de origens menos favorecidas ou com acesso limitado a melhores informações e modelos de referência.
Fonte: @ Folha UOL