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Comerciais nostálgicos da empresa são tradição de férias, mas os deste ano geraram polêmica e citação a “artistas desempregados”.
No Brasil, à medida que as temperaturas começam a cair, as noites ficam mais longas e as decorações começam a aparecer nas vitrines das lojas, as festas estão a caminho, e nada combina melhor com a alegria e o brilho dessas ocasiões do que um refrigerante gelado, como a Coca-Cola
À medida que a temporada de festas se aproxima, a Coca-Cola se torna a bebida perfeita. É a marca que está presente em todas as mesas de festa, seja em uma ceia de Natal ou em um reveillon. É a escolha certa para acompanhar os momentos de alegria e diversão com amigos e familiares. E o que é uma festa sem um pouco de magia?
## A Coca-Cola e a Magia das Festas
A temporada de férias é um momento mágico para muitas pessoas, mas um dos pontos fortes da temporada está um pouco menos aconchegante para algumas pessoas: a Coca-Cola, conhecida por seus comerciais de férias cheios de nostalgia, está enfrentando críticas por criar os anúncios deste ano com inteligência artificial generativa.
## A Controvérsia dos Comerciais
Os três comerciais, que homenageiam a amada campanha ‘Holidays Are Coming‘ da empresa de 1995, apresentam caminhões Coca-Cola vermelhos-cereja dirigindo por cidades adormecidas em estradas nevadas à noite. Os anúncios mostram esquilos e coelhos espiando para assistir às caravanas que passam e um homem recebendo uma garrafa gelada de Coca do Papai Noel. ‘É a temporada’, diz um jingle, ‘é sempre a coisa real.’ O slogan, promovendo o lema ‘real thing’ da Coca, é justaposto com um aviso: ‘Criado por Real Magic IA.’
## A Reação na Internet
A reação na internet chegou rapidamente quando os consumidores denunciaram os comerciais como perversões do vale da estranheza dos anúncios clássicos da empresa. ‘A Coca-Cola acabou de lançar um anúncio e arruinou o Natal’, disse Dylan Pearce, um dos muitos críticos da campanha no TikTok, acrescentando: ‘Lançar algo assim só arruína o espírito natalino.’ ‘Isso é realmente de partir o coração’, postou outro usuário, De’Vion Hinton, no X. ‘A Coca-Cola tem sido o padrão ouro em branding e publicidade por décadas.’
## A Posição da Empresa
A empresa, no entanto, está mantendo os anúncios. ‘A Coca-Cola celebrou uma longa história de capturar a magia das festas em conteúdo, filmes, eventos e ativações de varejo por décadas ao redor do mundo’, disse um porta-voz da empresa em um comunicado fornecido ao The New York Times. ‘Este ano, criamos filmes através de uma colaboração de contadores de histórias humanos e o poder da I.A. generativa.’ ‘A Coca-Cola sempre permanecerá dedicada a criar o mais alto nível de trabalho na interseção da criatividade humana e tecnologia’, acrescentou o comunicado.
## O Futuro da Publicidade
Pratik Thakar, vice-presidente da Coca-Cola e chefe global de I.A. generativa da empresa, discutiu o projeto em uma entrevista recente com a Ad Age, que apresentou uma prévia de um dos comerciais em seu Emerging Tech Summit na semana passada. Ele citou as vantagens orçamentárias do projeto junto com a rapidez com que o trabalho poderia ser criado. ‘Mantemos nossas raízes em nossa herança e no que a Coca representa como marca, mas depois conectamos os pontos com o futuro e a tecnologia’, disse Thakar à Ad Age. ‘E esse foi meio que um ponto de partida.’ ‘A I.A. é sempre boa em criar histórias fantásticas e hiper-realistas, e é aí que toda a imaginação foi para o próximo nível’, acrescentou.
Fonte: @ Folha UOL