ouça este conteúdo
Post usa gravação antiga de Cleitinho para desinformar sobre inteligência artificial no sistema político.
Um VÍDEO tem circulado nas redes sociais com um trecho de uma fala do senador Cleitinho (Republicanos-MG) que foi manipulado. A gravação original não faz menção a usuários de cartão de crédito recebendo milhas e cashback.
No trecho original, é possível ouvir o senador Cleitinho falando sobre um projeto de lei que visa regular a oferta de milhas e cashback aos usuários de cartão de crédito. O VÍDEO que circula nas redes sociais apresenta um conteúdo editado e fora de contexto. É importante verificar a veracidade das informações antes de compartilhar. Além disso, é fundamental respeitar a integridade do conteúdo original.
Investigação sobre VÍDEO manipulado com inteligência artificial
Uma gravação do senador Cleitinho Azevedo (PP-RJ) foi editada com uso de inteligência artificial para parecer que ele estaria denunciando um esquema de ocultação de milhas aos usuários desde 2015. No entanto, a gravação original, publicada no dia 10 de setembro, mostra o senador pressionando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Conteúdo manipulado com uso de IA
A assessoria de imprensa de Cleitinho afirmou que recebeu o VÍDEO manipulado, enviado por apoiadores, e entrou em contato com a Meta, responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, para que a empresa removesse o conteúdo. A versão verificada pela reportagem havia sido visualizada no Facebook e, desde 5 de dezembro, o link não estava mais disponível, o que significa que a Meta ou o responsável por ele apagou o conteúdo ou restringiu o número de pessoas que podem acessá-lo.
Uso de IA para aplicar golpe
O mesmo VÍDEO foi checado por Aos Fatos, que afirmou que o uso de IA foi para aplicar golpe. Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edição para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Investigação do Comprova
O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email.
Assinatura da Folha
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Fonte: @ Folha UOL