ouça este conteúdo
De acordo com a empresa, 1 bilhão de pessoas usam resumos de IA nas pesquisas com busca interativa, modelo de IA, conteúdo inédito e agente autônomo.
No Brasil, a evolução do Google está em constante movimento. Com a introdução de uma nova ferramenta de busca, a empresa busca revolucionar a forma como os usuários interagem com a tecnologia, tornando-a mais acessível e intuitiva. Essa inovação permitirá que os usuários façam perguntas por voz e recebam respostas personalizadas, criando uma experiência de busca mais dinâmica e eficaz.
A partir de 2025, o Google planeja implementar essa tecnologia avançada, que será impulsionada pelo poderoso modelo de inteligência artificial Gemini 2.0. Com essa nova capacidade, os usuários poderão fazer perguntas e receber respostas em tempo real, permitindo uma interação mais fluida e natural com o buscador. Essa evolução não apenas melhora a experiência do usuário, mas também destaca o compromisso da empresa em utilizar a tecnologia para tornar a busca mais inteligente e eficaz. A busca será revolucionada, tornando-se uma ferramenta ainda mais poderosa para quem busca informações na internet. E o Google está na vanguarda dessa revolução, liderando o caminho para uma era de busca mais inteligente e interativa.
Google: A Nova Era da Busca Interativa
A promessa do Google de revolucionar a busca interativa pode alterar substancialmente o funcionamento dos resumos de IA entregues pelo buscador. Com a nova ferramenta, os usuários poderão tirar suas dúvidas diretamente com o chatbot, em vez de apenas avaliar se a resposta foi satisfatória ou não. Embora o objetivo seja facilitar a pesquisa de informações relevantes, a nova ferramenta pode comprometer a produção de conteúdo inédito e baseado em fatos.
Impacto na Produção de Conteúdo
A plataforma tende a diminuir as chances de os leitores clicarem em links da internet, o que pode comprometer a renda publicitária dos veículos jornalísticos e criadores de conteúdo. Isso pode criar uma espécie de monocultura na rede, onde o Google não seria mais apenas um buscador, mas o destino final e único de todas as buscas por informação.
A Tecnologia por Trás da Busca Interativa
O avanço nas buscas é resultado do anúncio do novo modelo de inteligência artificial do Google, o Gemini 2.0. O Google diz ter conseguido avanços em como a IA compreende e gera imagens, permitindo que a pessoa se comunique com a ferramenta em tempo real. O chamado Projeto Astra agiria como um agente autônomo e seria capaz de fazer buscas e compras, além de usar os apps Google Lens e Google Maps pelo usuário.
O Futuro da Busca
O CEO do Google, Sundar Pichai, disse que os buscadores atuais fazem coisas inimagináveis há 25 anos. Segundo ele, se a internet estiver inundada de conteúdo de baixa qualidade, um buscador de ponta será ainda mais crucial para encontrar o que é relevante. O lançamento global da nova ferramenta está programado para 2025.
Fonte: @ Folha UOL