ouça este conteúdo
Fundação Behring investe R$ 35 milhões na construção de prédio e curso de bacharelado em inteligência artificial, consolidando o instituto como polo de pesquisa de referência por meio de uma doação individual.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) irá receber um investimento de R$ 35 milhões, a maior doação individual desde a sua fundação, para a construção de um instituto de referência em ensino e pesquisa em inteligência artificial. Essa parceria é resultado de um processo de negociação que durou mais de um ano e contou com a aprovação do papa Francisco. A doação será realizada pela Fundação Behring, que busca contribuir para o desenvolvimento da tecnologia de ponta no país.
Com essa doação, a PUC-Rio pretende se consolidar como um centro de excelência em inteligência artificial (IA) e tecnologia de ponta. O instituto será um espaço de inovação e pesquisa, onde estudantes e professores poderão desenvolver projetos e soluções inovadoras com o uso da IA. A expectativa é que essa parceria impulse o desenvolvimento da tecnologia no Brasil e colabore para a formação de profissionais qualificados na área. A inovação é o futuro e a PUC-Rio está preparada para liderar essa mudança. O investimento em IA é um investimento no futuro do país.
Surge uma Nova Era em Inteligência Artificial na PUC-Rio
A organização foi fundada em 2020 por Alex Behring, um dos dez homens mais ricos do Brasil, segundo a Forbes. Ex-aluno da PUC-Rio, Behring é cofundador e sócio da 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, além de presidente da Restaurant Brands International, que detém os restaurantes Burger King. Com os recursos, a PUC-Rio vai construir o Edifício Behring, um prédio de 3,3 mil m² no campus da Gávea para abrigar espaços de trabalho, salas de aulas e laboratórios de ponta em Inteligência Artificial.
Um Curso de Bacharelado em Inteligência Artificial de Ponta
No local, também será ministrado um curso de bacharelado sobre o assunto. ‘Eu brinco, mas, no fundo é verdade, que falei até com o papa sobre o instituto’, disse o padre Anderson Antonio Pedroso, reitor da universidade. Em 1º de janeiro deste ano, o papa Francisco divulgou a mensagem do Dia Mundial da Paz e falou que a Inteligência Artificial pode servir a causa da fraternidade. Dias antes, ele havia conversado com o papa sobre o instituto e ele incentivou muito a ideia. A graduação em Inteligência Artificial foi elaborada de forma interdisciplinar por quatro departamentos da universidade, de matemática, informática e as engenharias elétrica e industrial.
Um Polo de Pesquisa em Inteligência Artificial
Segundo o reitor da PUC-Rio, a diferença do curso que será ofertado é que ele será desenvolvido em meio a um polo de pesquisa sobre o tema. ‘É uma graduação que nasce conectada com um ambiente de pesquisa de ponta, pela qual a PUC-Rio se destaca.’ Ainda segundo Pedroso, a ideia é que o conhecimento produzido pelo instituto sobre Inteligência Artificial permeie todas as outras graduações ofertadas pela universidade. ‘Não vamos apenas ofertar uma graduação a mais, mas uma graduação que muda as demais. Hoje, por exemplo, quem estuda direito precisa saber sobre IA. E nós vamos fazer esse intercâmbio entre as áreas.’
Um Hub de IA para o Futuro
A ideia é que o instituto funcione como um ‘hub de IA’, ou seja, um centro de estudos e pesquisas avançadas sobre o tema em intersecção com diversas áreas do conhecimento. ‘Haverá articulação com todos os demais cursos, porque a Inteligência Artificial já influencia todas as áreas. Um profissional completo precisa dominá-la.’ O reitor também destacou que, com a criação do instituto, a PUC-Rio reforça sua vocação em fazer pesquisa sobre tecnologia de ponta, incluindo IA.
Fonte: @ Folha UOL