ouça este conteúdo
Invasões atingiram empresa de proteção de dados da Califórnia. Ataques digitais visam desenvolvedores de extensões e navegação personalizada, monitorando dados.
Um ataque cibernetico comprometeu várias extensões do navegador Google Chrome, sendo que as primeiras invasões começaram em meados de dezembro, segundo uma das vítimas do ataque e especialistas que o analisaram.
As extensões afetadas incluem complementos e plugins populares, que foram infectados com códigos maliciosos, permitindo que os hackers tivessem acesso a informações sensíveis dos usuários. É uma ameaça grave, uma vez que esses complementos são amplamente utilizados e os usuários podem não estar cientes do risco. É fundamental que os usuários tomem medidas de segurança para proteger suas informações e atualizem suas extensões regularmente.
Extensões do Chrome são alvo de ataques digitais
A empresa de proteção de dados Cyberhaven, com sede na Califórnia, confirmou que foi vítima de um ataque digital que afetou sua extensão do Chrome. Segundo a empresa, o ataque ocorreu na véspera de Natal e foi parte de uma campanha mais ampla que teve como alvo desenvolvedores de extensões do Chrome em várias empresas.
As extensões dos navegadores são comumente usadas por usuários da internet para personalizar sua navegação, como aplicação automática de cupons de desconto em sites de compras. No caso da Cyberhaven, a extensão da empresa ajudava a companhia a monitorar e guardar dados de clientes que eram usados em aplicações baseadas na web.
Jaime Blasco, cofundador da Nudge Security, afirmou que detectou várias outras extensões do Chrome atacadas da mesma forma como ocorreu com a Cyberhaven. Pelo menos uma parece ter sido atingida em meados de dezembro. O órgão fiscalizador norte-americano Cisa repassou perguntas para as empresas envolvidas.
Extensões do Chrome são vulneráveis a ataques
As extensões do Chrome são complementos que podem ser adicionados ao navegador para personalizar sua navegação. No entanto, elas também podem ser vulneráveis a ataques digitais. A Cyberhaven é apenas uma das vítimas de um ataque que afetou sua extensão do Chrome.
A Alphabet, desenvolvedora do Chrome e controladora do Google, não comentou o assunto de imediato. No entanto, é importante lembrar que as extensões do Chrome são desenvolvidas por terceiros e podem conter vulnerabilidades de segurança.
Proteção de dados é fundamental
A proteção de dados é fundamental em um mundo digital. As empresas de proteção de dados, como a Cyberhaven, trabalham para garantir que os dados de seus clientes sejam seguros. No entanto, mesmo com as melhores medidas de segurança, os ataques digitais podem ocorrer.
É importante lembrar que as extensões do Chrome são apenas uma das muitas ferramentas que podem ser usadas para personalizar a navegação. No entanto, é fundamental ter cuidado ao instalar extensões e garantir que elas sejam seguras.
Desenvolvedores de extensões devem ser cuidadosos
Os desenvolvedores de extensões devem ser cuidadosos ao criar suas extensões. Eles devem garantir que as extensões sejam seguras e não contenham vulnerabilidades de segurança. Além disso, é importante lembrar que as extensões devem ser atualizadas regularmente para garantir que elas permaneçam seguras.
A Cyberhaven é apenas uma das vítimas de um ataque que afetou sua extensão do Chrome. No entanto, é importante lembrar que as extensões do Chrome são apenas uma das muitas ferramentas que podem ser usadas para personalizar a navegação. É fundamental ter cuidado ao instalar extensões e garantir que elas sejam seguras.
Fonte: @ Folha UOL