ouça este conteúdo
Participe do grupo de Juliana no WhatsApp clicando no link. Segue a gente no instagram @bandbahia. Torcida tricolor, Vitória do Bahia, comando do Bahia, campanha do Brasileirão.
O nome do treinador Rogério Ceni está em evidência no cenário futebolístico. Rogério Ceni, figura respeitada pelos jogadores, está no centro das atenções da diretoria e executivos do grupo City. Ferran Soriano, CEO do grupo City, manifestou publicamente que Rogério Ceni seria mantido até 2025, caso dependesse apenas dele.
No entanto, a pressão vinda da torcida é um fator significativo que pode influenciar na permanência do técnico Rogério Ceni. A semana foi marcada por protestos, derrotas e mais protestos por parte dos torcedores. A diretoria do clube está atenta à situação, avaliando as próximas medidas a serem tomadas. Rogério Ceni precisa reverter o cenário para manter o apoio da torcida e da diretoria.
Rogério Ceni: O Treinador do Bahia
Rogério Ceni está prestes a completar sua primeira temporada completa no comando do Bahia, chegando ao segundo semestre de 2023. O treinador foi um dos responsáveis pela permanência da equipe na Série A do ano passado. No entanto, as coisas não aconteceram como a torcida esperava. O Bahia foi eliminado na semifinal da Copa do Nordeste e vai acabar 2024 sem levantar troféus.
Mas o grupo City vê a campanha do Brasileirão como positiva e espera contar com o treinador na próxima temporada. Quem conta com isso também é o Santos, de volta à elite do futebol brasileiro. O time paulista vê Rogério Ceni como nome ideal para assumir a equipe em 2025. Ceni já afirmou que sonha em ver o Bahia de volta à Libertadores e a saída é pouco provável.
Foi um começo de campeonato muito bom pra gente desistir nesse momento. Então, assim eu sei que é um momento difícil, como você citou, uma campanha ruim nos últimos jogos. Mas ainda é possível e nós não podemos desistir disso. Não podemos. Isso é um sonho que eu tenho de ver o Bahia jogar essa Copa Libertadores e eu boa até o último dia.
A Missão de Rogério Ceni
Amanhã, um grande desafio: voltar a vencer fora de casa e se manter perto do que se tornou o maior objetivo do ano. A única coisa que eu peço é que a gente esteja junto até o final do ano, que a gente esteja junto nos próximos seis jogos. Como você citou, não pode ser para um time do tamanho do Bahia. Nós temos que buscar os 56, 57 pontos, tentar essa vaga seja na sétima, seja na sexta, na oitava posição, no que for. Pois é, meus amigos, a meta é Libertadores.
O Bahia hoje estaria ali se classificando porque vai abrir G7, talvez abra até um G8. Eu quero saber de vocês, como é que vocês estão avaliando esse trabalho do técnico Rogério Ceni nessa temporada? Gostaram dessa notícia que partiu aí do Ferran Soriano de que, dependendo dele, do grupo City, tudo continua com Rogério Ceni em 2025? A menos, é claro, que o próprio treinador peça as contas, como fez seu antecessor, Renato Paiva.
A Opinião dos Torcedores
Como é que vocês viram tudo isso? Gostam da continuidade dele no Bahia? Isso aí só o torcedor que fica naquela viagem de achar que ainda pode mandar nas coisas. O torcedor realmente tem uma força importante nos destinos do Bahia, tanto que o próprio Renato Paiva saiu porque foi o torcedor que pressionou. Por nós aqui da imprensa, então, numa situação dessa, é que pode acontecer. Mas o projeto do grupo City… só um torcedor besta que não imagina que ia ser demitido porque, dentro do projeto do grupo City para o Esporte Clube Bahia, as coisas estão caminhando dentro do contento.
O Bahia e o primeiro momento que viveu… a gente até o ano passado vivemos isso, saiu por conta da derrota do Santos na última rodada, escapar de um rebaixamento. Hoje, o Bahia está brigando. Olha só como é que são as coisas, o Vitória tá fazendo uma campanha que, se fosse a campanha do Bahia, tava todo mundo valorizando o Bahia. Se o Bahia tivesse vindo de baixo nesse ano e chegasse agora nesse momento, está aí na sétima, na oitava posição, todo mundo tá valorizando.
A Análise do Trabalho de Rogério Ceni
O problema é que foi entregue no início da temporada algo que parecia que ia ser melhor do que o que o que tá tendo até agora. A campanha do Bahia é uma campanha dentro do projeto do grupo City. Claro que a gente vai reclamar, eu reclamo, nós queremos mais porque foi entregue pra gente que poderia ser melhor, poderia dar mais. A reclamação é pertinente, mas o que tá acontecendo agora é para você entender que o grupo City tem um projeto e que Rogério Ceni tá dentro dele e que está atendendo o que ele se propõe.
Eu, conversando com alguns amigos, eu achei que o placar foi justo, porque eu acho que o Bahia tinha, tenho certeza que o Bahia teria, eh, possibilidade de ter feito algum gol ali, eu acho que um placar mínimo de 3 a 2, 2 a 1, 4 a TR, era o placar mais justo da partida. Eu acho que o São Paulo mereceu vencer a partida, o Bahia teve falha individuais, com uma falha do goleiro, né, que saiu errado, mas é uma imposição do grupo City, que ele quer que o Bahia jogue dessa forma.
O Futuro do Bahia
O Bahia tem que sair com o goleiro jogando, fazendo, e ali, até não saiu nem do jeito que eles gostam, né, que eles querem que a bola vá passando de pé em pé até chegar no ataque. Então, a questão tática também é preponderante para que o time se imponha. Vamos projetar agora o resultado de amanhã, eu eu acho, com o que eu vi de juventude jogando, o que eu vejo e vi do Bahia jogando, o Bahia tem todas as condições de chegar amanhã e sair com três pontos, rapid.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial