ouça este conteúdo
Inscrições abertas! Deixe seu like e compartilhe! Siga no Instagram: @bandbahia, @brasilurgentene, @uzielbueno. Siga no Twitter: @bandba. Grande manifestação, ponto de encontro na grande faculdade. O sistema é bruto e já vem sofrendo.
Recentemente, assistimos a uma manifestação dos moradores do Rio Vermelho, que clamavam por melhorias na região. Lembra-se da antiga Faculdade Rui Barbosa? Ela foi desativada e transferida para outra parte da cidade, mas o prédio abandonado se tornou um ponto de encontro para marginais, traficantes e usuários de drogas, chegando a ser usado até como motel.
A situação se tornou insustentável, com a demolição do prédio sendo uma demanda dos moradores, que clamam por uma solução para o problema. A destruição desse local, que se tornou um foco de insegurança e degradação, é vista como uma medida necessária para a recuperação da região. A demolição seria um passo importante para a revitalização do bairro, permitindo que a área seja reurbanizada e volte a ser um local seguro e agradável para todos. A demolição é a única solução para a recuperação da região. Além disso, o derrubamento do prédio também permitiria a criação de um espaço público, como um parque, que poderia ser utilizado pela comunidade, promovendo a integração e o bem-estar dos moradores.
Demolição causa terror na população do Bairro Rio Vermelho
Uma grande manifestação aconteceu hoje no bairro boêmio da cidade, que está largado e sofrendo com a demolição do antigo prédio da Faculdade Rui Barbosa. A população está pedindo respeito e providências, pois a demolição está causando terror e transtornos.
Eu corro pra casa de minha filha quando começa a trabalhar aqui, as paredes estão balançando e eu tô com medo de ficar dentro de casa. Eu trabalhei aqui na construção daqui, eu trabalhei e agora eles estão querendo derrubar minha casa para fazer a casa deles, derrubando a minha.
A comunidade tá muito complicado, né, muito complicado. A gente já vem sofrendo há tempos com isso, é muita dengue, rato, tudo aí embaixo. Eu e esse coroa aí é um morador que chama Nelito, é um dos os primeiros moradores, cheguei aqui com 11 anos, tenho 57 anos, 67 anos, minha casa de minha mãe foi a primeira que fez, para agora ele chegar e meter mão.
Agora tá vivendo esse terror, teve terror demais demais. Desde quando a faculdade deixou de ser faculdade, a gente tá sofrendo vários transtornos, entendeu? Isso aqui já ficou um órgão tipo destruído, tipo invadido por pessoas usuárias de droga, coisas e tais, e depois veio sobrecarregar em destruição de outras empresas, vindo que veio trazer transtorno pra comunidade, de mosquitos, trazendo doença, coisas e tais.
E dessa semana, a gente se deparou, né, com essa máquina aqui trabalhando, que a gente estava em casa, algumas pessoas sentiram a casa tremer, coisa e tal, e aí a gente chegou, marcou essa reunião aqui para procurar articul da melhor forma resolver os transtornos que tá trazendo a nossa comunidade, fora os transtornos psicológico que a gente tá querendo levar para eles também, que tem muitas pessoas lá de família também, já de idade, crianças, e também a gente também não é obrigado a passar por esse processo obra, porque a gente viveu isso a vida toda, entende, a gente queria entrar também numa comunhão, ver o que pode ser feito pela comunidade também, para fazer um tratamento psicológico em alguns que estão precisando, porque já tá passando por vários transtornos.
Vê se pode colocar alguns moradores em alguns lugares propício para não precisar enfrentar essa hra, porque tem gente que não tá preparada a isso, e a gente por essas paredes estão todas balançando, tá com medo até de ficar dentro de casa, corre um grande risco de desabamento total, porque a gente tá, a gente nunca viveu terremoto, mas essa dessa semana que passou para cá, a gente tá sentindo as paras tremer.
E o que eu tô mais falando para eles, e vou falar mais uma vez, não adianta transformar o sonho dele, destruindo nossos e transformando em Pesadelo. O senhor, como advogado, o que que o senhor segurou a população e cobrou da empresa? Pronto, hoje essa reunião que nós marcamos aqui com a direcional, que é a empresa responsável aqui pela execução da obra, foi no sentido de que é obrigação de antes de demolir qualquer empreendimento realizar um laudo de vistoria dos imóveis lindeiros, os imóveis vizinhos, e como vocês estão vendo, a obra foi iniciada máquinas, eh, ontem estavam trabalhando aqui demolindo sem a realização desse laudo, o que é uma irregularidade jurídica.
Nós já estamos adotando as medidas cabíveis, ontem notificamos a empresa, o representante legal se comprometeu a paralisar de imediato as obras, e é isso que a gente confia. O senhor, como representante da empresa, o que que o Senhor tem a falar a essa população aqui? Já, já informei eles, a empresa trabalha da melhor forma para que não cause nenhum tipo de problema para as pessoas que moram R torno, e assim que a gente vai seguir.
Acredito que essa reunião foi realmente muito necessária, eu acho que todo mundo tá ciente, todo mundo passou pra gente PR, para mim a problemática, e como eu disse, pode procurar a empresa, uma empresa correta, já tem mais de 40 anos no mercado, a gente sempre faz nossos Empreendimentos, trazendo da melhor forma possível, trazendo oportunidades para todas as pessoas que estão próximas, e esse aqui, acredito que não será diferente, e por que esse tempo todo parado aqui, porque na verdade, a gente tem a questão da toda a legalização, para mim, conseguir demolir, legalização de obra, validar, eh, validar, criar o empreendimento aqui, existe todo o processo dentro da dentro de Prefeitura, que pra gente poder iniciar uma obra, entendeu.
Por isso que tem esse tem essa demanda, mas vocês tem consciência do que tá causando a população, né? Sim, a gente tem, a gente tem el passaram pra gente aqui, entendeu, e agora que a gente tá iniciando a obra, que até então tava largado aqui, porque a faculdade deixou, entendeu, então agora que a empresa entou, a gente vai fazer da melhor forma, que ninguém tenha problema.
Hoje o compromisso da empresa direcional de não continuar com a execução da demolição do prédio sem a realização do laudo de vistoria, já é um grande passo pra comunidade, eu acho que é uma grande Vitória, a empresa se comprometer hoje a não realizar nenhum tipo de demolição, seja de por máquina ou martelo, enfim, esse compromisso da empresa já é um grande avanço.
Lhe peço também, a questão da limpeza, vive como eu lhe falei, priorizando sempre a contratação de pessoas da comunidade, que eles que estão sofrendo, eu acho que não tem ninguém melhor para limpar esse terreno aqui, das do que as pessoas que dormem aqui ao lado.
Doutor, tá saindo tanta barata desses buraco aqui, insetos indo PR casa da gente, tá aí essa reunião que aconteceu hoje, a única psora que estava lá era o Brasil Urgente, a Band, porque a gente tem responsabilidade com você, como nós temos aí no Rio Vermelho, no Vale das Pedrinhas, muitos, mas muitos telespectadores, e a gente tem certeza que a direcional, que é uma grande empresa, também de construção civil, vai atender solicitações.
Tá aqui a nota e vem informando que a construtora informa que o seu empreendimento na Rua Francisco Rosa, no bairro do vermelho, é em Salvador, está em Total conformidade com as normas legais regulatórias, autorizadas pelos órgãos competentes, desde que adquiriu o terreno, há pouco mais de 5 meses, a empresa tem mantido contato com a comunidade vizinha, a fim de realizar astorias cautelares e abrir diálogo sobre as atividades a serem realizadas, sobre o empreendimento que vai ser construído.
Obviamente que a a comunidade tá certa, muita sujeira aí, virou foco de mosquito, Ed egipt, e não é porque é uma grande Construtora, uma construtora Milionária, que vai né, virar Foco de dengue.
Então parabéns à construtora, que deu cara tapa, também falou na reportagem, mostrou que tá disposto a atender a comunidade, mandou a nota, ou seja, com responsabilidade.
Parabéns, não acho que seria diferente, com a direcional, direcionar uma empresa muito séria, e a comunidade do Rio Vermelho, comunidade do Vale das Pedrinhas, quando quiser, quando precisar, a o Brasil, gente está à disposição, porque tem que ser tratado, não é só porque Ah comprou a região, vai fazer o que quer, não, não é assim, se traz perigo de alguma forma, a saúde pública da região, o sistema tem que ser bruto, meu amigo, minha amiga, mas mesmo assim, parabéns aos vizinhos.
Aí a população que se manifestou de forma ordeira e se organizou, e também a empresa direcional, que deu a resposta, e eu acho que vai ficar tudo bem, se não ficar, o sistema vai continuar bruto, né, mas vai ficar, tá bom.
E daqui a pouquinho, tem…
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial