ouça este conteúdo
Acompanhe os programas ao vivo, cortes e melhores momentos da TV Band Bahia. Inscreva-se, dê like e compartilhe! Siga no Instagram (@bandbahia) e Twitter (@bandba) para conteúdo exclusivo sobre saúde, como sistema imunológico, doenças pulmonares crônicas e antibióticos venosos.
Em todo o país, a incidência de pneumonia tem aumentado significativamente, afetando principalmente idosos e crianças. Segundo o Ministério da Saúde, os dados mais recentes mostram um aumento de 30% no número de mortes pela doença nos primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A intensificação da inflamação no pulmão é uma das principais preocupações com o aumento dos casos de pneumonia. Isso se deve ao fato de que a doença pode provocar uma grave inflamação no pulmão, levando a complicações graves, especialmente em grupos de risco como idosos e crianças. Além disso, a doença pode se manifestar de diferentes formas, o que dificulta o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. É fundamental buscar atendimento médico imediato ao apresentar sintomas suspeitos de pneumonia para evitar complicações e garantir uma recuperação eficaz.
Pneumonia: uma doença perigosa
Hermógenes pensou que ia morrer de pneumonia. Era febre o dia todo, era febre, frio, febre, frio, caí frio. Eu cheguei perto da morte com essa doença. A doença é mesmo perigosa, principalmente para idosos que têm o sistema imunológico mais fragilizado, assim como as crianças.
No Brasil, o alerta está ligado. O último levantamento do Ministério da Saúde revelou que foram 65.000 mortes por pneumonia nos primeiros 7 meses do ano. Ou seja, 30% a mais que no mesmo período de 2023. Já na Bahia, os registros até outubro chegaram a 90% do total do ano passado, cerca de 3.000 mortes, sendo que de cada 10, oito eram idosos.
Segundo esse médico pneumologista, o aumento de casos ainda não tem um motivo claro. Uma das possibilidades é que, com o fim do isolamento social, a população voltou a se expor a germes infecciosos sem a imunidade adequada. Para quem já tem comorbidade, o risco é ainda maior.
O grande problema está no idoso não saudável, o idoso frágil, o idoso que tem doenças de outros sistemas, diabetes, hipertensão, doença pulmonar crônica, é que você vê nos fumantes. Esses são os indivíduos com mais susceptibilidade para desfechos ruins no curso de uma inflamação no pulmão.
Pneumonia: causas e tratamento
A doença é uma inflamação no pulmão que afeta principalmente os bronquíolos. Os sintomas mais comuns são tosse, dor no peito, falta de ar e febre. O tratamento depende da causa, o medicamento é basicamente o uso do antibiótico ou se vai precisar de internamento para usar o antibiótico venoso e ver se necessário outras medidas de suporte como oxigênio ou corticoide em casos específicos.
O SUS oferece três vacinas específicas para pneumonia para pessoas a partir dos 2 anos. O médico de Maria já chamou a atenção dela: Se tiver pneumonia, ele disse, você só você não pode pegar pneumonia. Eu entendi que ele tá dizendo que para o problema que eu tenho, a pneumonia pode me levar à morte facilmente.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial