ouça este conteúdo
Acompanhe programas ao vivo, melhores momentos e conteúdos exclusivos da Band Bahia. Assine, curtir e compartilhe. Siga-nos no Instagram @bandbahia e no Twitter @bandba. Aprenda sobre mercado de trabalho, qualificação profissional e sistema S no Programa Primeiro Emprego.
Um programa criado pelo governo de Sergipe para enfrentar o desemprego de jovens virou referência no G20 Social, o encontro de líderes das maiores economias do mundo que acontecem no Rio de Janeiro.
O programa, que visa promover o emprego e o trabalho digno entre os jovens, é um exemplo de como os governos podem atuar para reduzir o desemprego e melhorar as condições de vida dos cidadãos. Com a contratação de jovens em áreas estratégicas, o governo de Sergipe está mostrando que é possível combater o desemprego de forma eficaz. Além disso, o programa também oferece oportunidades de capacitação e treinamento, preparando os jovens para o mercado de trabalho.
Desemprego
O Programa Primeiro Emprego em Sergipe oferece qualificação profissional e facilita a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Foi o único programa de uma Secretaria de Estado selecionado para apresentação na cúpula social do evento. Nós capacitamos esses jovens, treinamos eles dentro do Sistema S, por 3 meses. Depois, eles são treinados na própria empresa por mais 3 meses e tudo. Durante todo esse período, eles recebem um auxílio do governo. E após os 6 meses, 30% das vagas ofertadas são contratadas pela empresa ofertante.
Emprego e Trabalho
Estarmos aqui hoje no G20, diante de mais de 800 programas que estavam aptos, e o programa de Sergipe que foi escolhido, mostra o sucesso do Primeiro Emprego. Quatro jovens sergipanos que participam do programa tiveram a chance de partilhar suas experiências no Social. Eu vejo que o programa, ele abre essa porta para o jovem, né? E a gente consegue, eu mesmo, agora eu vejo que eu vou conseguir terminar a faculdade porque eu não tenho esse peso do desemprego nas costas, né.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial