ouça este conteúdo
Lula abre reunião do G20 no Rio e promete tirar o Brasil do mapa da fome até 2026.
Hoje, o presidente Lula inaugurou a reunião do G20 no Rio de Janeiro e destacou a importância de discutir a fome global.
Ele enfatizou a necessidade de combater a pobreza e a insegurança alimentar e ressaltou que a fome é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Uma Nova Era contra a Fome
Ao retornar ao Palácio do Planalto em 2023, o presidente Lula encontrou uma parcela significativa da população brasileira lutando contra a fome. Em seu discurso, ele enfatizou a necessidade de erradicar essa chaga que envergonha a humanidade, prometendo tirar o Brasil do mapa da fome até 2026, quando termina o seu terceiro mandato.
Um Compromisso com a Humanidade
Lula destacou que a luta contra a fome e a pobreza é uma tarefa inadiável, que não apenas busca fazer justiça, mas também construir uma sociedade mais próspera e um mundo de paz. Esses objetivos estão alinhados com os da agenda 2030, especificamente os objetivos de desenvolvimento sustentável um e dois.
Uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Para alcançar esse objetivo, Lula propôs o lançamento de uma aliança global contra a fome e a pobreza durante a presidência brasileira no G20. Essa aliança visa articular recomendações internacionais, políticas públicas eficazes e fontes de financiamento, contando com a participação ativa da sociedade civil.
Experiências Exitosas do Passado
O Brasil tem experiências exitosas nesse campo, como o programa Bolsa Família e o programa nacional de alimentação escolar, que foram implementados com a participação da sociedade civil. Esses programas contribuíram para que o país saísse do mapa da fome da FAO em 2014. No entanto, em 2022, o país enfrentou um contexto de desarticulação do Estado de bem-estar social, levando 32,3 milhões de pessoas à extrema pobreza e à insegurança alimentar.
Um Novo Ciclo de Esperança
No entanto, em apenas 1 ano e 11 meses, o retorno desses programas já retirou mais de 24,5 milhões de pessoas da extrema pobreza. Lula reafirma o compromisso de erradicar a fome e a pobreza no Brasil, garantindo que o país saia novamente do mapa da fome até 2026. Essa é uma questão de justiça, paz e desenvolvimento sustentável, que depende da ação conjunta de todos.
Fonte: ©️ Band Jornalismo