ouça este conteúdo
Canal da TV Band Bahia, ao vivo, cortes, momentos e conteúdo exclusivo.
No primeiro semestre do ano, a Segurança Pública na Bahia alcançou um marco expressivo, com a apreensão de 77 fuzis pelas forças policiais estaduais. Além disso, mais de 8 toneladas de drogas foram retiradas de circulação, o que representa um grande esforço no combate ao crime organizado.
A Secretaria de Segurança Pública atribui esses números positivos à intensificação das operações policiais e à melhoria na integração entre as forças de segurança. A polícia tem trabalhado arduamente para garantir a segurança da população, enfrentando desafios diários na luta contra o tráfico de drogas e a violência. A justiça também tem sido buscada, com a responsabilização dos envolvidos em atividades criminosas.
Segurança Pública: Combate ao Crime Dentro dos Presídios
As ações de combate ao crime também alcançaram os presídios, onde líderes de facções conseguem se comunicar com pessoas do lado de fora. Em um conjunto penal, 15 celulares foram apreendidos com um sensor. Os policiais revistaram colchões e objetos de higiene pessoal dos detentos. A ação aconteceu no conjunto Penal de Paulo Afonso, no norte do estado, e faz parte de mais uma etapa da operação aláfia, que tem como foco coibir a ação de criminosos que já estão dentro dos presídios e usam equipamentos eletrônicos para se comunicarem com pessoas do lado de fora.
Segurança Pública: Fiscalização Intensa e Redução de Crimes
A ação tem o objetivo de fazer com que os presos cumpram as normas de segurança carcerária, além de reduzir os crimes na região. 28 celas foram vistoriadas com cerca de 300 detentos. A segurança pública começa dentro do presídio, com uma fiscalização intensa que impede que informações dos internos sejam transmitidas para fora. Com essa abordagem, a redução dos crimes violentos letais internacionais é drástica. Na quarta-feira, os agentes acharam 15 celulares, carregadores e drogas. Todo material foi recolhido e colocado em embalagens com lacres e vão ser encaminhados para a perícia.
Segurança Pública: Balanço das Ações da Polícia
Um dia depois da operação, a Secretaria de Segurança Pública apresentou o balanço das ações da polícia no estado este ano. 92 lideranças foram alcançadas, sendo que 53 morreram e 35 foram presas. 27 estavam em outros estados e dois integravam o Baralho do Crime. 15.800 prisões foram realizadas, quase 5.400 armas apreendidas, incluindo 77 fuzis, foram retiradas de circulação, 8 toneladas de drogas e 20 Laboratórios desarticulados. A polícia continua fazendo o enfrentamento e dando melhores condições de trabalho, com mais viaturas, mais armamento e melhores condições, sempre direcionando o policiamento com a inteligência para reduzir os índices criminais. Além disso, a população pode ajudar a alcançar pessoas e grupos criminosos através do Disc Denúncia 181, de forma anônima.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial