ouça este conteúdo
Bem-vindo ao canal da TV Band Bahia, onde você encontra programas ao vivo, melhores momentos e conteúdos exclusivos, áreas verdes e ventilação cruzada.
Áreas verdes nas escolas são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. No entanto, uma parcela significativa das instituições de educação infantil e ensino fundamental nas capitais brasileiras carece desses espaços, afetando diretamente a qualidade de vida e o desempenho acadêmico dos estudantes.
Esse déficit de áreas verdes nas escolas pode ser parcialmente suprido com a criação de jardins e pátios que incentivem atividades ao ar livre, proporcionando aos alunos um ambiente mais prazeroso para o aprendizado. A falta desses espaços ao ar livre pode resultar em um ambiente de estudo monótono, impactando negativamente a motivação e a concentração dos alunos. A disponibilidade de áreas verdes nas escolas é um indicador importante da qualidade da educação oferecida.
Escolas sem áreas verdes: um problema para o aprendizado
Em uma escola municipal de Salvador, cada canto do pátio é um lugar de aprendizado. Em vez de ficarem dentro de uma sala de aula tradicional, os alunos utilizam as áreas verdes para realizar suas atividades. Isso influencia positivamente no aprendizado, pois as aulas ao ar livre, como aulas de música debaixo de uma árvore, e atividades com a terra, tornam o processo de ensino mais eficaz. Cada descoberta, como encontrar uma pedrinha ou uma folha diferente, se torna uma nova oportunidade de aprendizado.
Um estudo do Instituto Ali revelou que mais de 70% das escolas brasileiras não possuem áreas verdes. Isso tem um impacto significativo no bem-estar dos alunos e, consequentemente, no seu aprendizado. Quando o ambiente é desconfortável, é mais difícil se concentrar nos estudos.
Escolas sem áreas verdes: um problema de temperatura e ventilação
Na maioria das escolas sem áreas verdes, a temperatura é pelo menos 1 grau acima da média local. Isso é mais comum na região norte, onde as cidades de Manaus, Macapá e Palmas registraram os maiores percentuais de instituições nessa situação. A falta de áreas verdes também afeta a ventilação cruzada, tornando os ambientes mais quentes e desagradáveis.
Raramente as escolas têm condições econômicas de ter ar condicionado, o que torna a ventilação cruzada uma opção mais viável. Nas escolas, os telhados verdes são uma alternativa para criar espaços ao ar livre e realizar experimentos.
Um modelo de sustentabilidade para as escolas
Na Bahia, novos colégios estaduais ou reformados seguem um padrão de estrutura baseada na sustentabilidade. Ter áreas verdes é um dos pilares desse modelo e faz parte do plano pedagógico. O projeto ‘plantar, cuidar e cuidar-se’ é um exemplo de como as áreas verdes podem ser utilizadas para ensinar sobre a importância da educação ambiental.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial