ouça este conteúdo
Mentalidade empreendedora é promovida por meio de debates, painéis, workshops, oficinas e palestras em evento que fortalece o empreendedorismo feminino
No principal evento do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, realizado hoje no Quinto Andar, em São Paulo, mais de 2.000 mulheres se reuniram para empreender. Esse foi um momento único para a troca de experiências e conexões entre essas mulheres empreendedoras.
Donas de suas próprias histórias de sucesso, essas mulheres não apenas são empreendedoras, mas também mães, esposas e líderes em suas comunidades. Através do empreendedorismo, elas buscam não apenas o sucesso financeiro, mas também a realização pessoal e a oportunidade de inspirar outras mulheres a seguir seus sonhos. O empoderamento feminino é um movimento crescente no Brasil e eventos como esse são fundamentais para promover a igualdade de gênero e oportunidades.
Empoderamento feminino no empreendedorismo
A mentalidade empreendedora é um tema em alta nos debates e painéis, workshops, oficinas e palestras, tendo em vista a busca por um maior equilíbrio de gênero no mercado. A reportagem destacou a participação das mulheres empreendedoras em setores como beleza, saúde e tecnologia, bem como no agronegócio brasileiro. É o caso de Ruralela, que deu um toque pessoal ao trabalho pintando os tratores de rosa. Ela comemora o avanço das mulheres em um ramo que era predominantemente masculino.
‘Olha, lugar de mulher é onde ela quiser. Estudando, se capacitando, se empreendendo… Eu amo rosa, eu pintei meus tratores de rosa. A cerca de rosa, o tronco de contenção rosa… Mas o pilar principal é preservar as nossas florestas, as nascentes de água e produzir mais dentro das áreas produtivas com ciência e empreendedorismo’, afirma Ruralela.
As mulheres ainda enfrentam grandes desafios culturalmente, pois não foram educadas para serem empreendedoras. Geralmente, os negócios passavam de pai para filhos e não de pai para filhas. Então, a mulher precisa quebrar muitas verdades absolutas para chegar a esse lugar.
Mais de 10 milhões de mulheres são donas do próprio negócio no Brasil hoje. Em um evento que reuniu mais de 2000 pessoas, o objetivo foi promover capacitação e fortalecer o empreendedorismo feminino. Foram realizadas palestras, painéis e pequenos workshops sobre investimento, inspiração, inteligência artificial e outros assuntos interessantes para as mulheres.
Uma das participantes, Gisele, é decoradora e tem a própria empresa na cidade de Cajati, no interior paulista. Durante o dia, ela se divide entre cuidar da casa, da filha e do empreendimento. ‘A minha mãe sempre me auxiliou, tomava conta da minha filha para eu poder empreender. O meu esposo também me ajuda bastante, mas eu preciso abrir mão de algumas coisas, como horas de sono, para poder chegar lá’, afirma.
Entre as dicas para expandir a mentora de mídias sociais, a INB aconselha que as mulheres invistam na divulgação de seus negócios nas plataformas digitais. ‘As mídias sociais vieram para ficar, é um caminho sem volta. Se você não é visto, você não é lembrado pelos seus seguidores e por possíveis compradores. Quanto mais estratégia você tiver de marketing, posts que comunicam conteúdos bons, conteúdos de valor que agreguem para seu seguidor, você vai conseguir um retorno bacana. Legal demais sucesso para essas mulheres empreendedoras!’, conclui.
Fonte: ©️ Band Jornalismo