ouça este conteúdo
Acordo entre Mercosul e União Europeia pode impulsionar o comércio entre os blocos, segundo o senador Nelsinho Trad.
Recentemente, o Brasil viveu um momento histórico com a assinatura do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Este é um marco importante para o país, que pode trazer modernização para a indústria e o agronegócio, além de aumentar as exportações e atrair investimentos.
O Mercosul, como um bloco regional, tem um papel fundamental na integração econômica da região. Esse acordo comercial é um grande passo para a união aduaneira entre os países membros e pode trazer benefícios significativos para a economia brasileira. Além disso, a parceria com a União Europeia pode abrir novas oportunidades para o comércio e o investimento, fortalecendo a presença do Brasil no cenário global. É um momento de grande expectativa e otimismo para o futuro do país.
O Mercosul e a União Europeia: Uma Parceria em Expansão
No nosso cotidiano, por exemplo, no supermercado, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia também pode ter reflexos positivos em nosso bolso e vida. No entanto, antes de explorarmos esse tópico, vamos falar sobre o Mercosul-União Europeia. A importadora que vendia 30% dos vinhos da União Europeia, como Espanha, Itália e Portugal, já faz planos para expandir seu portfólio para incluir a França e outros países europeus.
O vinho europeu deixará de pagar impostos que chegavam a 27%. A Espanha, por exemplo, espera vender mais azeite. A Alemanha acredita que haverá crescimento na comercialização de veículos. Já o Brasil e os países do Mercosul terão os mesmos benefícios no setor agrícola, que é muito forte. Tudo isso deve acontecer quando o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia entrar em vigor, o que ainda não tem data definida. Ao facilitar a comercialização de produtos entre países com a redução de impostos, por exemplo, os importados podem chegar mais baratos para o consumidor final.
Um estudo do IPEA aponta que o acordo pode aumentar os investimentos no Brasil em cerca de 1,5 por cento. Além disso, a integração econômica entre o Mercosul e a União Europeia pode trazer benefícios para ambos os blocos regionais, como a união aduaneira e o livre comércio. No entanto, é importante notar que o acordo ainda não foi ratificado e que há muitos detalhes a serem discutidos antes de sua implementação.
Fonte: ©️ Band Jornalismo