ouça este conteúdo
Acompanhe ao vivo programas, cortes e momentos exclusivos da TV Band Bahia.
15 idosos foram retirados de um lar de idosos em Itapuã, que foi interditado pela vigilância sanitária e pelo Ministério Público. O lar de idosos tinha péssimas condições de estrutura, os idosos viviam em um ambiente sem higiene, um buraco no teto, as paredes com mofo e infiltração.
A cozinha continha pratos sujos e alimentos espalhados pela mesa, as geladeiras estavam enferrujadas, e as camas estavam localizadas na parte subterrânea da casa, junto com um amontoado de roupa. Essas condições eram inaceitáveis para um lar de idosos que deveria oferecer um espaço de segurança e conforto para seus moradores. A instituição não oferecia um ambiente saudável e agradável, o que é essencial para o bem-estar dos idosos. Um lar de idosos deve ser um local de respeito e dignidade.
Condições Precárias no Lar de Idosos
Em Itapuã, um Lar de idosos foi fechado devido às condições insalubres e precárias em que os idosos viviam. A instituição, que abrigava 15 idosos, não oferecia alimentação adequada, e havia denúncias de uso de drogas e bebida alcoólica no local. Além disso, o lar não tinha uma placa na porta indicando que era uma instituição de longa permanência para idosos, o que é obrigatório.
Inspeção e Interdição
A decisão de fechar o lar foi tomada após a responsável descumprir uma determinação judicial. Em outubro, uma audiência foi realizada, e a gestora foi advertida a respeito das condições do lar. No entanto, ela não fez as reformas necessárias para atender às exigências da vigilância sanitária. Em uma nova vistoria, o Ministério Público constatou a presença de cinco novos residentes, o que levou à decisão de fechar definitivamente o local.
Remoção dos Idosos
Os idosos foram removidos do lar e levados para um outro abrigo, onde receberão cuidados e atendimento adequados. A secretaria de promoção social e combate à pobreza está em contato com as famílias dos idosos para que elas possam buscá-los. Aqueles que não têm família serão cuidados pela instituição, seguindo as orientações do Ministério Público.
Reações dos Familiares
Um dos idosos que estava na casa era o irmão de André, que afirma nunca ter visto irregularidade no local. Ele conta que sempre que visitava o irmão, tudo parecia estar em ordem. Já a família do proprietário do imóvel, que havia alugado o espaço à responsável pelo lar, conta que ela deixou de pagar o aluguel nos últimos sete anos. Eles tentaram conversar com a responsável para que ela melhorasse as condições do lar, mas sem sucesso.
Posição do Advogado
O advogado da responsável pelo lar esteve no local e disse que ainda está analisando a situação. Ele aguarda o despacho do juiz para fazer a defesa sobre a questão da insalubridade e das condições do lar.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial