ouça este conteúdo
Bem-vindo ao canal da TV Band Bahia. Aqui você assiste a programas ao vivo, cortes, melhores momentos e conteúdo exclusivos.
A Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no coração do Pelourinho, acaba de ser reaberta ao público após 9 meses de reforma. A instituição, que leva o nome do renomado escritor brasileiro, agora se apresenta com um novo visual e oferece novos espaços para visitação.
Localizada em um imóvel histórico, a Fundação Casa de Jorge Amado promete ser um destino imperdível para os fãs da literatura e da cultura baiana. Com nova identidade visual, a casa de Jorge Amado convida o público a explorar suas salas repletas de obras raras e memórias do escritor. Além disso, o espaço também abriga uma loja com publicações e souvenirs exclusivos. Com sua reabertura, a Fundação Casa de Jorge Amado se consolida como um importante ponto de encontro cultural no Pelourinho.
Reabertura da Fundação Casa de Jorge Amado
A Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no Largo do Pelourinho, reabriu suas portas ao público após 9 meses de reformas. Escritores, representantes de empresas patrocinadoras e os filhos de Jorge Amado e Zélia Gattai compareceram ao evento de reinauguração do espaço. A casa é um local de intercâmbio cultural entre a Bahia e outros lugares, com o objetivo de movimentar toda a cultura de Salvador e da Bahia, incluindo literatura, culinária, arte e outros aspectos culturais da cidade e do estado.
Acervo e Espaços
No primeiro andar, os visitantes podem conhecer a vida e obra de Jorge Amado através de uma linha do tempo repaginada, destacando momentos importantes da carreira do escritor. Além disso, a fundação conta com seis novos espaços, incluindo uma sala com ilustrações de artistas que contribuíram com as obras de Jorge Amado. A casa também é um espaço de cultura da cidade de Salvador, do Pelourinho e da Bahia, abrigando obras de escritores baianos, jovens escritores e outros artistas locais.
Universo de Zélia Gattai
O público pode mergulhar no universo de Zélia Gattai, com um acervo que inclui fotos e obras da escritora. Além disso, há uma sala preparada em homenagem a Miriam Fraga, diretora da fundação durante 30 anos e responsável pela existência do imóvel e do acervo na Bahia. O acervo da fundação conta com 300.000 peças, incluindo obras de Jorge Amado e outros artistas.
Formato de Linha do Tempo
A fundação apresenta a vida e obra de Jorge Amado em formato de linha do tempo, desde o nascimento até a morte, passando por seu movimento político, edição de livros e outras etapas importantes de sua carreira. No final da linha do tempo, há uma alusão à Caça do Rio Vermelho, onde as cinzas de Jorge Amado estão depositadas.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial