ouça este conteúdo
Atraso no pacote de corte de gastos no Congresso pode afetar o salário mínimo de 2025.
É o momento certo para conferir as falas dos principais envolvidos na votação que libera as emendas, como a do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a liberação dessas emendas e a tramitação do pacote de gastos de corte de gastos do governo. Veja só: o pagamento de emendas será feito conforme estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal, um acordo foi feito, e um parecer da Advocacia-Geral da União foi emitido, assim seguiremos o parecer da AGU.
No entanto, após a votação, a escolha dos deputados pode afetar a decisão final sobre o pacote de gastos do governo. A escolha certa pode ser fundamental para o futuro do país. A votação é um momento crucial para a definição do rumo da nação. A expectativa é que a votação seja realizada com transparência e que a escolha dos deputados seja baseada em critérios claros e justos. Afinal, a decisão final sobre o pacote de gastos do governo terá um impacto significativo na economia e na sociedade como um todo.
Votação e Escolha: O Poder da Decisão
Tá havendo reunião da equipe técnica com os relatores designados, mas as coisas estão andando bem do meu ponto de vista. Eu penso que as coisas estão andando bem, as pessoas estão compreendendo melhor as necessidades de ajustar redação para evitar judicialização, evitar que o programa não atenda aos seus objetivos, né? Então, tá, tá indo bem a conversa com os parlamentares. Estamos tirando dúvida, se precisar melhorar a redação, vai ser melhorada a redação, mas o objetivo é cumprir as metas.
Repercussão e Articulação
Vamos repercutir agora com o deputado federal Reginaldo Lopes, do PT. Deputado, bem-vindo por aqui, boa tarde pro senhor. Já vou começar puxando por essa última fala aí do Ministro da Fazenda, que ele disse que as conversas estão andando, tá tudo lindo, maravilhoso, tá otimista, mas o presidente da Câmara, Artur Lira, já disse que olha, ainda não tem votação necessária. Conta pra gente a realidade aí, como é que tá essa conversação, como é que tá essa articulação, se tem muita modificação aí sendo pedida pelos parlamentares.
Compromisso com o Equilíbrio Fiscal
Deputado, então… Paula, eh, boa tarde, né? Eh, acredito que tem na Câmara dos Deputados um compromisso muito grande com o equilíbrio fiscal. Então, essa é a característica também da Câmara dos Deputados. Em relação, primeiro, à reforma tributária, é uma reforma estruturante. Total apoio, eh, da casa para concluir a votação da regulamentação na segunda, mais tardar, terça-feira. O pacote de cortes, né, de gastos, na verdade, eh, durante essa semana, os seus relatores vão entregar seus pareceres ao colégio de líderes.
Calendário e Consenso
Eu acredito que vai ser estabelecido aí um calendário, é mais simples começar pela reforma tributária, que já tem mais consenso. E logo depois, eh, apreciar a os dois PLPs em relação aos cortes. Então, eu acredito que é possível sim, o clima tem melhorado, governo publicou o decreto das emendas do pagamento de endas, seguindo aí a orientação e o parecer do Supremo Tribunal Federal, também do projeto que nós votamos aqui na Câmara e no Senado, que foi sancionado pelo presidente Lula.
Questões Polêmicas
Então, com isso, eu acredito que cria as condições objetivas para ter maioria na Câmara para votar os dois projetos. Agora, parece, né, Deputado, que uma das questões que estaria atravancando aí também essa votação é a questão do projeto de lei a respeito do salário mínimo. Eh, vocês pretendem modificar, fazer alguma modificação nesse texto, já que o ministro da Fazenda disse olha, o que tiver que melhorar na redação, a gente melhora?
Impacto e Contribuição
Eu não tô relatando, né, na verdade, eu tô muito concentrado mais articulação ali, é porque, como vocês vão falando, ó, se mudar isso aqui, a gente consegue passar, sa essa conversa aí que vocês TM em Brasília, que eu sei o que acontece, mas a minha assim, fato, 100% concentrado em todas as alterações da reforma tributária, eh, realizada pelo Senado, mas tem acompanhado. Na minha opinião, eh, as mudanças na correção do ajuste do salário mínimo, eh, tem sim um impacto, né, de fato, para o ano que vem, ao invés de 2 novo de crescimento real do poder de compra do salário mínimo, fica em 2,5, né, tem ali um impacto, mas razoável, se toda a sociedade brasileira também der sua parcela de contribuição.
Benefício da Prestação Continuada
Por exemplo, é inaceitável que os militares não tenham antecipação do seu limite para passadoria, eu acho que isso é muito legítimo, como também nós temos que ter condições objetivas de acabar com super salários, eh, nos poderes, então também nós temos que enfrentar esse tema. Por quê, não vai ser com discurso de combater fraude que nós vamos aceitar romper direitos, em especial, e aí eu acho que é a questão mais polêmica, do BPC, o benefício da prestação continuada, que é na verdade a Seguridade das pessoas idosas que se aposentam por tempo de idade, 65 anos.
Política do Cuidado
Então, eu acho que esse é o maior equívoco, não dá para considerar sobre o mesmo teto somar a renda da pessoa com deficiência com o idoso, até porque, Paula, 86% das pessoas que cuidam, eh, da nossa gente, da nossa população com doenças raras, com deficiência, com autismo, ou os próprios idosos, os pais e mães são mulheres, infelizmente, 86% dos homens abandonam o seu companheiro, sua companheira, então, nessa perspectiva, nós precisamos considerar que isso faz parte da política do Cuidado, não dá para somar a renda da pessoa idosa com a pessoa do BPC sobre o mesmo teto, porque nós estaríamos comprometendo aí a qualidade de vida, eh, de quem cuida da nossa gente.
Fonte: ©️ Band Jornalismo