ouça este conteúdo
A TV Band Bahia apresenta programas ao vivo, melhores momentos e conteúdo exclusivo. Siga nas redes sociais e fique por dentro do calendário cheio de competições de sobra na próxima temporada, incluindo fase de grupos, mata-mata e fase preliminar.
O Esporte Clube Bahia tem um desafio pela frente: disputar até 92 partidas em 2025. Isso pode parecer muito, mas é uma realidade que o time baiano pode enfrentar no próximo ano. Afinal, com competições como o Baianão, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, o calendário pode ficar bem apertado.
No entanto, é importante notar que o Tricolor já está acostumado a disputar muitas partidas. Em 2023, por exemplo, o time disputou 69 jogos. Mas 92 partidas em um ano é um número expressivo, que pode exigir muito dos atletas. O Bahia precisa se preparar bem para enfrentar esse desafio e fazer valer sua presença em todas as competições que disputará em 2025. A preparação física e mental será fundamental para o sucesso do time.
Bahia: Chegando na Fase de Grupos da Libertadores
A vida é assim, eu sei que vocês vão descansar, vão viajar, desligar de tudo isso aqui. Mas eu, não. Eu tenho que viver dentro do futebol, pensando que no ano que vem a gente precisa fazer mais e pensando na próxima temporada. A primeira meta é chegar na fase de grupos da Libertadores. Para isso, o tricolor ainda precisa passar por dois confrontos de mata-mata. Os adversários dessa fase preliminar só serão sorteados na próxima quinta, mas Rogério Ceni já sabe a pressão que vai encarar em busca dessa classificação.
Hoje, todo mundo tá feliz com a pré-libertadores. Quando chegar fevereiro, que é a data que nós vamos jogar, todo mundo estará somente feliz se você conseguir passar a primeira fase da segunda. Mas entre a torcida, o clima é de otimismo. Tem tudo para fazer uma ótima temporada, histórica, melhor do que a que foi esse ano. E quem sabe, ser até campeão brasileiro.
A Busca por Títulos
Acho que um título brasileiro era cía de bom tamanho, né? Mas vamos ver. Qualquer título que vier, você é bem-vindo, né? Já que a gente tá numa seca de títulos, né? E Rogério Ceni sabe que está devendo um título para o torcedor.
Neste ano, o tricolor decepcionou nas copas, com o vice-campeonato baiano e quedas nas semifinais do Nordestão e nas quartas da Copa do Brasil. Mas o foco continua sendo no Campeonato Brasileiro. Nós precisamos entregar um título no começo do ano pro torcedor do Bahia e tentar continuar crescendo.
Nós precisamos continuar crescendo, brasileiro do ano que vem. Fomos oitavo nesse. E aí, vamos nos dar por satisfeito ou vamos tentar? Entre vocês, entre, tá entendendo? Eu acho que, se a gente se firmando nisso, estando no cenário internacional, a tendência é que com o passar do tempo o clube cresça cada vez mais.
O Calendário Cheio
É cena, a régua tá subindo, a torcida ficando mais exigente. Nilson, cinco competições, o Bahia tem como dar conta disso? Olha, o Bahia pode jogar 92 jogos em 2025, né? É muito jogo, né? Muitas partidas. Precisa ter um elenco compatível para isso, coisa que o Bahia não teve essa temporada.
Tem um elenco como Fortaleza tem? De mudar quatro, cinco jogadores por partida e manter o mesmo nível, atuando dentro e fora de casa? O Bahia peca muito quando muda. Às vezes, quando precisa de um jogo reativo, dá certo. Quando precisa garantir, não dá certo.
A Necessidade de Reforços
Então, acho que o Bahia precisa de reforços, é essa pré-libertadores. Rogério Ceni, na coletiva de domingo, disse que precisa das contratações com brevidade. Ele precisa reforçar o time porque não é tão simples como se parece. Bahia vai pra segunda fase da pré-libertadores, pro mata-mata. Se perder, já foi. Fevereiro, já.
Pré-Libertadores, fevereiro. Se passar, pra terceira, ele pode pegar o Corinthians. A depender do sorteio, pra segunda, ele cruza com o Corinthians e só passa um. Aí, se ele não classificar, ele cai na Sul-Americana. Então, o Bahia precisa ter um time melhor, é para esses quatro jogos, nesses prováveis quatro jogos. Dois estão garantidos. Sim, falta se passar, faz mais dois, para poder chegar na chave de grupos.
Ele terá seis jogos aí, a disputar, na Libertadores. Então, eu sou de um tempo, perdão, eu sou de um tempo em que o campeão de qualquer tipo de torneio ou campeonato, ele recebia de premiação um troféu e fazia uma festa. Agora, não.
Eu fiz um levantamento, Nilson. Sim, dos clubes classificados entre os oito melhores do Campeonato Brasileiro, aqueles que foram a Sul-Americana e a Libertadores, são fábulas financeiras. Então, hoje em dia, contratar, fazer um elenco qualificado, perdão, qualificado e competitivo, não é custo, não é gasto, é investimento e você tem esse retorno de uma forma significativa.
O Investimento em um Elenco Qualificado
Vídeo. Elo elenco de alguns clubes. Vamos procurar saber quanto Fortaleza ganhou esse ano. Vamos procurar saber quanto outros clubes do nível do Fortaleza, que aliás é meu time preferido, o time nível, tá dando risada, tô dizendo nada, tá dando não, você sorriu, ó.
O problema que você tá arrumando aí, eu não tô, eu não tô arrumando problema nenhum, eu tô sendo sincero. Então, é isso, é contratar, sim. O Vitória fala em 12, Vitória fala em 12 contratações, o Bahia, eu não vou nominar, até porque eu não sei, Nilson sabe, eu não sei, falem menos, é na faixa de pelo menos seis contratações, seis, a, o, então, 12 boas contratações e seis boas contratações, o quantitativo não é fundamental, o clube não pode ter uma rotatividade de motel, não pode entrar um, sair outro, um sai, outro não.
Não, não, vá devagar, pouco mais eficiente. Bahia, Bah, pelo amor de Deus, dê conta do recado, pronto. O Bahia tem aí a base do elenco, né? Todo mundo aí tem contrato para 25, 26, 27, até o bi tem contrato para 29. Então, o Bahia precisa sim de reforço, mesmo com essa base, para começar a temporada 25, né? Vai começar com sub-20 no Campeonato Baiano, o time principal vai estar em Girona, na Espanha, mas o Bahia precisa de reforço.
Porque precisa passar na pré-libertadores, baia precisa chegar na chave de grupos, e para isso, precisa ter um time melhor, é para esses quatro jogos, nesses prováveis quatro jogos, dois estão garantidos. Sim, falta se passar, faz mais dois, para poder chegar na chave de grupos. Ele terá seis jogos aí, a disputar, na Libertadores.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial