ouça este conteúdo
Governador de SP pede respeito a procedimentos técnicos na formatura de aspirantes a oficiais da polícia militar para uma segurança pública eficaz no combate ao crime sem violência policial.
No contexto da gestão pública, questões que afetam diretamente a segurança pública, como a formação de aspirantes, são de suma importância. Em São Paulo, o governador Tarciso de Freitas destacou a necessidade de respeitar procedimentos técnicos durante a formatura de oficiais da polícia militar, evidenciando a preocupação com a eficácia na segurança pública.
Para garantir a eficiência na segurança estadual, é fundamental que haja um policiamento bem estruturado e treinado. A atenção ao detalhe e a adesão rigorosa a protocolos são essenciais para a segurança policial, impactando diretamente na segurança pública. A formação desses profissionais, portanto, deve ser conduzida com seriedade e rigor, preparando-os para as demandas crescentes na manutenção da ordem e da segurança pública em São Paulo e no país como um todo. A preparação é a chave para um serviço de qualidade.
Segurança Pública: A Grande Responsabilidade
O discurso político republicano destaca que a responsabilidade é enorme e que não se pode se afastar do que é ensinado. Tarcísio ressaltou que a Polícia Militar é motivo de orgulho. Já o secretário Estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que o momento é delicado e que uma parcela pequena da sociedade e algumas instituições se incomodam com o êxito do bem contra o mal e se esforçam para atrapalhar o combate ao crime.
Segurança Estadual e o Combate ao Crime
Nas últimas semanas, houve uma série de episódios de violência policial envolvendo agentes Paulistas (PMs), entre eles estão a execução de um homem negro no estacionamento de um mercado e um jovem que foi jogado de uma ponte durante uma abordagem da polícia na zona sul de São Paulo. É o secretário Derrite, quando ele fala que uma parte pequena da sociedade não entendeu que o bem está lutando contra o mal, ele simplesmente coloca, num termo, numa forma muito simplista, algo que não é simples assim. Ele tá querendo dizer que qualquer pessoa que é vítima de um abuso policial é o mal. Primeiro, que ainda que do outro lado esteja um suspeito, um AC usado, você tem que agir dentro da Lei. Segundo, que ele coloca as coisas de uma forma simplista que não entendeu.
Segurança Policial e os Procedimentos Técnicos
Nem mesmo as falas do próprio Governador, porque o Governador Tarcísio de Freitas entendeu a gravidade da situação de todos os casos que têm sido mostrados do excesso de força policial, descabida em muitos casos, entendeu e chamou a responsabilidade para si próprio. Então, o secretário Derrite parece que não entendeu o que o próprio Governador disse. Vamos ver um trechinho da fala de Tarcísio de Freitas pra gente acompanhar nessa cerimônia de hoje: Lembrem dos valores que foram ensinados aqui e vocês têm que professar esses valores a cada dia. A Hierarquia, a disciplina são valores minaves. Não se pode transir com a disciplina, a lealdade, a constância, a honra, a coragem, o profissionalismo. Foi muito batido no dia de hoje: há procedimento para tudo e a gente não pode se afastar dos procedimentos. A gente não pode se afastar daquilo que é ensinado e a responsabilidade é grande porque vocês têm que estar próximos dos subordinados, a cada preleção, a cada brif, a cada missão, a cada análise pós-ação, explicar para os subordinados, ensinar, mostrar o caminho, o tratamento urbano com a sociedade, o tratamento duro, vigoroso com crime.
Segurança Pública e a Responsabilidade
Será que o secretário Derrite ouviu? Porque tá claro que o governador Tarcísio tá defendendo que os procedimentos sejam feitos de forma correta e, no discurso, o governador tá dizendo pra tropa que tem lei, que tem que tratar a sociedade, a população de forma humana, que tem procedimento para tudo. Enfim, ele tá chamando, fazendo uma convocação ali para que as pessoas respeitem as regras, para que a tropa, para que a polícia aja dentro da Lei. Será que o secretário entendeu?
Fonte: ©️ Band Jornalismo