ouça este conteúdo
O pagamento do IPVA 2025 est prestes a comear em todo o pas. Cada estado tem seu prprio calendrio e regras, mas antecipar o pagamento pode trazer vantagens em vrios locais, como desconto para pagamento antecipado.
Você sabe que a cobrança do IPVA 2025 já começou em alguns estados? Então, é importante se organizar e programar o pagamento, afinal, pagar à vista sempre traz benefícios.
O IPVA é um imposto estadual, também conhecido como imposto sobre veículos ou imposto do carro, e é uma obrigação anual para os proprietários de veículos. Pagá-lo em dia pode evitar multas e juros, além de garantir um desconto para quem opta pelo pagamento à vista. Além disso, é fundamental estar atento à data de vencimento do seu IPVA para não perder o prazo e sofrer penalidades.
IPVA: O imposto estadual sobre veículos
A Vânia pretende usar a renda extra do fim de ano para pagar antecipadamente o imposto do carro, aproveitando os descontos disponíveis. Dezembro é o mês de maior faturamento no salão de beleza dela em Porto Alegre, permitindo que ela comece o ano com as contas em dia. Ela aproveita os descontos porque dezembro é o mês com o maior faturamento no salão de beleza dela em Porto Alegre. Já começa o ano com as contas limpas, né? Então fica bem melhor, fica bem melhor para aproveitar. Tá até as férias, né?
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do Brasil a iniciar a cobrança do IPVA. Quem pagar à vista ainda em dezembro tem um desconto de 10%. Motoristas que não têm multa no histórico e pedem o CPF nas notas fiscais do Estado podem chegar a ter até 28% de desconto.
O IPVA: imposto estadual sobre veículos
O IPVA é um imposto estadual, e a alíquota é definida por cada uma das unidades da Federação. Varia de 1 a 4% do valor de mercado do veículo. A possibilidade de parcelamento e os descontos para pagamento em cota única também são diferentes. Os calendários do IPVA 2025 em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ainda não foram divulgados, mas o abatimento para pagamento à vista deve continuar em 3% se for adotada a mesma regra deste ano. No Distrito Federal e em Sergipe, já é oficial desconto de 10%. No Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, 15% para quem pagar em cota única.
Vale a pena antecipar o IPVA?
Afinal, vale a pena usar o 13º ou outra renda extra do fim do ano para se livrar do imposto de uma vez só? Vale a pena antecipar justamente para se livrar dessas despesas, desse parcelamento de algum vetor, alguns pagamentos ao longo do próximo ano. Mas de fato, fazer empréstimo para fazer o pagamento não faz sentido.
Fonte: ©️ Band Jornalismo