ouça este conteúdo
Conversamos com o professor de Direito Constitucional, Gustavo Sampaio, sobre a prisão do general Braga Netto.
Enquanto isso, continuamos em movimento pelo Brasil. Vou retornar a Brasília com Marcos Santos para discutir o assunto do fim de semana, General Braga Neto, que foi preso e deve ser ouvido pela Polícia Federal ainda essa semana. Além disso, há a possibilidade de ele ser transferido do Rio para Brasília. Marcos Santos chega com os detalhes. Olá, Marcos!
Olá, Paula! Boa tarde a todos que nos acompanham no Tarde Band News. A prisão de Braga Neto é um dos pontos mais importantes da investigação em andamento. Ele, que foi investigado e agora se encontra preso, deve fornecer informações valiosas. Estamos aguardando os próximos passos da investigação e como isso pode impactar o caso como um todo. A atenção está voltada para as próximas ações da Polícia Federal.
Prisão Preventiva do General Braga Neto
O General Braga Neto, um dos principais nomes do Exército brasileiro, encontra-se preso desde sábado, após uma operação realizada pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. Além disso, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência dele em Brasília. As investigações da Polícia Federal apontam que Braga Neto tentava obter informações privilegiadas relacionadas à delação premiada de Mauro Sid, ex-agente de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Investigação e Acusações
Braga Neto é investigado por suposta participação em uma tentativa de golpe de estado, conforme inquérito da Polícia Federal que envolve 40 pessoas, incluindo Mauro Cid. Sua defesa argumentou que não houve obstrução nas investigações e que se manifestará no decorrer do processo. O ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem Braga Neto foi vice na chapa em 2022, criticou a prisão, questionando como alguém pode ser preso por obstruir investigações já concluídas.
Reações e Expectativas
O presidente Lula expressou tristeza e gravidade sobre os fatos, reiterando a importância da presunção de inocência até que se prove o contrário. Braga Neto deve ser ouvido nos próximos dias pela Polícia Federal e pode ser transferido para um presídio em Brasília. Para entender melhor o caso, conversamos com o professor de direito constitucional Gustavo Sampaio, que explicou que a prisão preventiva visa segregar a pessoa da sociedade devido ao risco à ordem pública ou para não comprometer as investigações.
Explicação Técnica da Prisão Preventiva
A prisão preventiva não é uma pena ou castigo, mas sim uma medida cautelar para proteger a ordem pública e as investigações. O professor Sampaio esclareceu que, durante o depoimento, Braga Neto provavelmente negará qualquer responsabilidade penal e evitará comprometer outras pessoas. A prioridade da polícia é garantir que a prisão seja mantida se houver riscos à ordem pública ou às investigações.
Fonte: ©️ Band Jornalismo