ouça este conteúdo
Juliana Rosa afirma que governo e Congresso precisam dar um choque de confiança no mercado financeiro devido a falta de confiança, crise de credibilidade e risco de aumento, sugerindo um pacote de corte para demonstrar disposição para as contas públicas.
No mundo dos esportes, uma bomba relâmpago pode mudar o curso de uma competição em questão de segundos. Foi exatamente o que aconteceu quando o velocista olímpico, Usain Bolt, voltou a conquistar o recorde histórico nos 100 metros rasos.
Sua confiança inabalável e credibilidade em suas habilidades foram fundamentais para essa conquista. A confiabilidade de seu treinamento e preparação física permitiu que ele alcançasse a velocidade necessária para superar seus rivais. A vitória de Bolt foi um lembrete de que a confiança é essencial para o sucesso em qualquer campo. E sua confiança foi o que fez a diferença naquele momento histórico.
Confiabilidade e Credibilidade em Questão
A falta de confiança no governo é o principal problema que contribui para a instabilidade do dólar. Desde a divulgação do pacote de redução de gastos, existe uma crise de credibilidade, e o que mais importa não é apenas o número em si, mas a disposição para equilibrar as contas. Há um risco de aumento de gastos nas eleições de 2026, o que faz com que o dólar suba e as pessoas queiram se desfazer do real para comprar dólares. Isso aumenta as estimativas de crescimento do IPCA.
Muitas pessoas estão tirando dinheiro do Brasil para escapar da tributação esperada no próximo ano. Investimentos que hoje são isentos de imposto de renda podem se tornar tributáveis, afetando aqueles que recebem até R$ 5.000. Nesse cenário, o Banco Central é o único que quer vender dólares, e não realizou leilão hoje, mas anunciou que oferecerá US$ 3 bilhões amanhã.
Para frear esse movimento e trazer o dólar para baixo, é necessário um choque de confiança. O governo precisa demonstrar credibilidade e confiabilidade para reverter a tendência atual. A falta de confiança no governo é um obstáculo significativo para a estabilidade econômica.
Fonte: ©️ Band Jornalismo