ouça este conteúdo
Bem-vindo ao canal da TV Band Bahia, com programas ao vivo, melhores momentos e conteúdos exclusivos sobre Tribunal Regional Federal, organização criminosa e União Brasil.
No Brasil, o empresário conhecido como Rei do Lixo, foi solto após ser acusado de fraudar licitações em 17 estados. Ele foi preso no dia 10 de dezembro com outros 15 investigados de participação na organização criminosa, mas agora está livre.
Segundo informações, o empresário, conhecido como Rei do Lixo, foi solto, mas o caso ainda está em andamento. O empresário Marcos Moura é um dos investigados e pode ter que responder por seus atos. A fraude nas licitações ainda está sendo investigada e pode ter consequências graves para os envolvidos.
O ‘Rei do Lixo’ é libertado
Após uma decisão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, o empresário Marcos Moura, conhecido como o ‘Rei do Lixo’, foi liberado por volta das 4h30 da tarde. Ele é suspeito de liderar uma organização criminosa que cometeu fraudes e licitações irregulares em 17 estados.
A desembargadora Daniela Maranhão justificou a decisão, afirmando que a prisão de Marcos Moura viola o princípio da proporcionalidade, pois os crimes não envolvem violência ou grave ameaça. Além disso, ele está proibido de ter contato com outros investigados, frequentar suas empresas ou acessar equipamentos eletrônicos relacionados aos negócios.
O empresário também será monitorado por meio de tornozeleira eletrônica e precisará solicitar autorização à Justiça para viajar. Sua prisão ocorreu no dia 10, durante uma operação da Polícia Federal que prendeu outros 15 suspeitos de participação na organização criminosa.
O ‘Rei do Lixo’ faz parte do diretório nacional do União Brasil e é considerado uma peça-chave nas negociações com funcionários públicos para obter vantagens e licitações. Os alvos da organização eram projetos financiados por emendas parlamentares, com o objetivo de superfaturar obras e desviar dinheiro.
Os contratos investigados somam quase R$ 1,5 bilhão. Com essa libertação, o ‘Rei do Lixo’ volta a ter liberdade, mas permanece sob vigilância e restrições.
Fonte: ©️ Band Bahia Oficial