ouça este conteúdo
Senado e Câmara realizam cerimônia de certificação, que confirma a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas.
Estamos acompanhando os detalhes da sessão conjunta entre o Senado e a Câmara dos Deputados americanos. Essa cerimônia de certificação da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais do ano passado é muito importante, uma formalização de todo o resultado das eleições e também o último passo antes da posse do Republicano, marcada para o dia 20 de janeiro.
É uma grande expectativa para o presidente eleito, que assume o cargo em uma situação de grande incerteza. O candidato republicano, Donald Trump, tem uma grande responsabilidade em suas mãos e precisa lidar com muitos desafios durante seu mandato. O futuro da política americana é incerto, e todos os olhos estão voltados para o novo líder.
O Resultado Das Eleições Americanas
Leonardo Valente, nosso editor de internacional, segue aqui conosco porque estamos já em ação e, depois da leitura, então de todos os votos e da contagem, Camala Harris acaba de anunciar Donald Trump como o novo presidente dos Estados Unidos. Chegamos na reta final, exatamente foi o último estado, agora foi Virgínia, agora estado de Washington, diferente da capital, e agora falando sobre o resultado do Estado de Washington.
Então, a gente tem ainda o estado de Wisconsin, Wyoming, West Virginia, é o West Virginia, né, Virgínia Ocidental, e Utah também. Vamos ver agora quais são os próximos, então. Faltam pelo menos cinco mais de 50 estados, né, que fazem parte das eleições Americanas. A gente está acompanhando aí desde às 3 horas da tarde essa sessão conjunta de Senado e Câmara.
É claro que a gente segue movimentando a nossa equipe, nosso correspondente Eduardo Barão já vai entrar ao vivo com a gente para trazer todos os detalhes dessa cerimônia de certificação e, é claro, também de todo o esquema de segurança que foi montado em relação também a essa cerimônia. Já que, quando a gente volta a 4 anos, teve toda a invasão do Capitólio, tivemos, né, todo esse processo, né, de cerimônia dessa sessão foi interrompida.
Para já que os próprios aliados de Donald Trump, alguns eleitores não aceitavam o resultado das urnas, contestaram esse resultado, e agora a gente tá vendo, 4 anos depois, como a gente disse aqui, uma espécie de vitória da democracia, pí ordenada do jeito que o próprio partido Democrata orientou. Desde quando Camala perdeu as eleições, ela reconheceu a vitória de Donald Trump, como também agora, nesses últimos dias, onde Joe Biden também disse que estava aí torcendo por uma transição extremamente calma e tranquila.
Que faria o possível para respeitar essa transferência, né, de poder e restaurar as tradições aí dos Estados Unidos. Bom, estamos chegando então na reta final, já, já, Camala Harris, que é vice-presidente dos Estados Unidos e também a presidente do Senado, ela vai já, já, anunciar então Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos. Exatamente é o que Camala está fazendo agora, foi encerrada então a contagem dos votos.
O Anúncio Oficial
Falando agora sobre os porta-vozes, por parte do Senado, porta-vozes também por parte, agora, eles estão relatando o resultado, certificação eleitoral de Donald Trump, e de falando também sobre a posse que será no dia 20 de janeiro. Agora, a Câmara fala, o próprio resultado, 538 votos, maioria, agora ela vai apresentar os dados da eleição, Donald Trump, 312 votos para Donald Trump. Resultado que já era esperado, né, que já era e falado de forma preliminar nos últimos meses, que agora é certificado.
Agora, a Câmara fala o próprio resultado, 226 votos no colégio eleitoral para Camala Harris, resultado então certificado, não é mais preliminar, o resultado final oficial da eleição dos Estados Unidos. Quem também acompanha por lá é o nosso correspondente Eduardo Barão, com quem a gente conversa agora. Boa tarde para você, pro, para todo mundo no Brasil, é a cerimônia que todo mundo esperava há muito tempo aqui no Congresso, dos Estados Unidos.
A Cerimônia de Posse
Cerimônia protocolar, todo mundo já sabia quem tinha vencido a eleição por aqui, Donald Trump recebeu mais votos do que Camala Harris e por isso foi eleito presidente dos Estados Unidos. Essa cerimônia só foi mudada da última vez, né, em 2021, quando tivemos aquela tentativa de golpe, a invasão do Capitólio, com os apoiadores, eh, do Donald Trump. Mas normalmente, em outros anos, tirando a última eleição, quando Joe Biden venceu, mas havia toda essa grita aqui dos apoiadores, eh, do Trump, é uma cerimônia protocolar apenas para confirmar os votos que foram dados nos Estados ali, os delegados e que indicam que passam para os seus representantes, deputados e senadores.
E aí é realizar essa soma que a gente acompanhado agora a pouco aqui na Band News, até que a vice-presidente, no caso, a candidata derrotada, Camala Harris, anuncia a confirmação da vitória de Donald Trump, e é uma cerimônia rápida, né, você compara com o que aconteceu há 4 anos, que foi aquela loucura que nem conseguiu, eh, ser encerrada, né, o Mike Pence ali debaixo, eh, de muita pressão, inclusive do próprio Donald Trump.
Aquela invasão que fez com que todo mundo tivesse que sair escondido, hoje não, cenário completamente diferente, apesar da segurança ter sido reforçada em torno do Capitólio, foi uma cerimônia absolutamente tranquila, sem ninguém querer invadir, ter nenhum tipo de ação violenta, nada disso. Então, é assim que a democracia deve ser feita, sempre.
Fonte: ©️ Band Jornalismo