ouça este conteúdo
O ministro Alexandre de Moraes negou a devolução do passaporte de Jair Bolsonaro. O expresidente pretendia viajar aos Estados Unidos para participar da cerimônia de posse de Donald Trump.
Recentemente, o Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão impactante ao negar a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro, mantendo-o impedido de viajar aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump, evento para o qual alega ter sido convidado.
Essa medida reforça o papel do juiz e magistrado na garantia do Estado de Direito, especialmente em contextos de grande visibilidade e implicações políticas. A decisão de Alexandre de Moraes é um exemplo claro de como a atuação imparcial e firme dos magistrados pode influenciar significativamente o cenário político nacional. A justiça brasileira, mais uma vez, demonstra sua força e independência.
## Decisão do Ministro Alexandre de Moraes sobre o passaporte de Bolsonaro
O Ministro Alexandre de Moraes, juiz e magistrado do Supremo Tribunal Federal, tomou uma decisão importante sobre o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro. Seguindo o entendimento da Procuradoria Geral da República, o Ministro decidiu não liberar o passaporte de Bolsonaro, que foi confiscado pelo Supremo Tribunal Federal no ano passado.
## Fundamentação da decisão do Ministro Alexandre de Moraes
A decisão do Ministro Alexandre de Moraes foi fundamentada na falta de demonstração por parte do ex-presidente Bolsonaro de que ele foi convidado para a posse do presidente eleito do Estado Unidos, Donald Trump. Além disso, o Ministro também considerou que o presidente não ocupa uma posição diplomática de representatividade do Governo Federal do Estado brasileiro.
## Manifestação da Procuradoria Geral da República
A Procuradoria Geral da República também se manifestou contrariamente à liberação do passaporte de Bolsonaro, afirmando que ele não demonstrou a necessidade urgente para que ele fosse liberado. A PGR também destacou que o ex-presidente está cumprindo medidas protetivas e que o passaporte dele foi confiscado para evitar que ele se comunique com os investigados na trama supostamente bista pela Polícia Federal.
## Recurso e manifestação do ex-presidente Bolsonaro
Cabe recurso à decisão do Ministro Alexandre de Moraes, e o ex-presidente Bolsonaro pode decidir recorrer. Em entrevista à revista Oeste, o ex-presidente afirmou que não se manifestará sobre o caso, mas esclareceu que sua mulher, Michele Bolsonaro, irá para os Estados Unidos para a posse do presidente Donald Trump.
## Cobertura especial da posse de Donald Trump
Lembrando que teremos cobertura especial da posse de Donald Trump na próxima segunda-feira, com análises, convidados especiais e todo o nosso time de apresentadores e editores de internacionais. Você fica convidado para acompanhar conosco essa importante jornada.
Fonte: ©️ Band Jornalismo