ouça este conteúdo
O Sisu Sistema de Seleo Unificada abriu inscries para estudantes que prestaram o Enem 2024 tentarem vagas em instituiies pblicas de ensino superior BandNewsTV
É hora de discutir assuntos nacionais, pois as inscrições para o Sisu começam hoje, sexta-feira, 17 de janeiro, e vão até o dia 21. Pelas minhas contas, são apenas alguns dias para os estudantes se inscreverem. O Sisu é um sistema de seleção unificada que oferece vagas em universidades públicas de todo o país.
Além disso, o Czu também é um sistema de seleção unificada, mas com algumas diferenças em relação ao Sisu. Ambos os sistemas são importantes para os estudantes que desejam ingressar em universidades públicas. É fundamental que os estudantes estejam atentos aos prazos de inscrição e preparem-se adequadamente para as provas. O Sisu é uma oportunidade para os estudantes conquistarem uma vaga em uma universidade pública de qualidade.
O Sisu e o CZU: Entendendo o Sistema de Seleção Unificada
Os estudantes que participaram do Enem 2024 e não zeraram a redação têm a oportunidade de se inscrever no Sisu, o sistema de seleção unificada que seleciona candidatos com base na média das notas do Enem até o limite das vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior.
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site do Sisu, usando uma conta no gov.br. Durante o período de inscrição, é possível alterar as opções de curso, sendo considerada válida apenas a última atualização registrada.
O resultado da chamada será divulgado no dia 26 de Janeiro, com matrículas agendadas para o período de 27 a 31 de Janeiro. Quem não for selecionado poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no mesmo prazo.
Detalhes sobre as Inscrições para o CZU
As inscrições para o CZU começam hoje e vão até a próxima terça-feira, dia 21. É importante porque mexe com a vida de milhares de estudantes e também do futuro deles. O pessoal tá pesquisando por aí e por favor, traz os detalhes.
A gente sabe como é que é quando termina ensino médio, que é aquela vaga sonhada na universidade pública, e aí acaba usando o Sisu como um dos caminhos aí para chegar na universidade. A gente tem aqui as perguntas, inclusive, que os brasileiros fizeram.
Muitas delas já muito bem explicadas pela Regina, né, do que é esse sistema, que em cima da participação do Enem, ou seja, tem que ter participado do Enem do ano passado, não pode ter zerado a redação. Como se inscrever é engraçado porque o pessoal usa o Google não só para tirar dúvidas, mas às vezes porque é mais fácil escrever CZU e dar um enter ali para entrar no Google e clicar no link do que escrever o endereço completo, né?
Então, acaba sendo fácil de encontrar o site do Sisu e com isso fazer a sua inscrição de novo, hein. Até dia 21 de Janeiro, tá, depois não dá mais. Lembrando que são duas opções de curso e duas instituições, você tem esse limite e você pode alterar esse limite até o fechamento aí desse prazo de inscrição no dia 21.
Como Funciona o Sisu
É como funciona basicamente o pessoal pergunta, né? Como funciona basicamente quem tiver as notas mais altas e tivesse inscrito para esses cursos passa, né? E aí, caso eh, depois que esse prazo fechar e o resultado for divulgado, a pessoa não se matricule ou então pensou melhor, invés de ir na primeira opção, foi na segunda, aí tem aquela lista de espera que as pessoas podem se inscrever também dos dias 23 a 27 de Janeiro para quem sabe conseguir uma vaga caso não tenha passado de primeira.
O resultado, então, sai logo na sequência, né? Depois das inscrições, aí a gente tem o resultado no dia 26 de janeiro. Eu falei, desculpa, vou até corrigir aqui, eh, eh, as matrículas, dia 27 a 31 de janeiro, tá.
A gente cruzou, inclusive, o interesse de buscas pelo Sisu no Brasil. A gente tem um mapa para mostrar para vocês que a região Nordeste é que se destaca, é a região que tem maior interesse de buscas. Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Sergipe, Alagoas, inclusive, o Nordeste que concentra a metade das vagas aí do Sisu desse ano, são 119.000 das quase 262.000 vagas disponíveis.
Uma curiosidade, o único estado que não tem vagas no Sisu é Rondônia, tá? Porque tem duas, eh, faculdades universidades federais lá, uma delas faz pelo próprio Enem, a nota do ENEM já serve, e outra usa um processo interno, tem um calendário diferente do calendário do Sisu, não funciona para eles.
Então, sem vagas em Rondônia, pra gente fechar. Vamos mostrar os estados aqui com dados do MEC, agora, os estados com mais vagas, né? E aí a gente tem um Nordeste como região, mas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro têm mais vagas disponíveis aí pelo método do Sisu. Com 34.000 em Minas Gerais e cerca de 28.500 no Rio de Janeiro, então é um momento de ansiedade, um momento de esperança de olhar aí pro futuro ensino superior, esse começo aí dessa nova fase da vida que é sempre muito importante.
Fonte: ©️ Band Jornalismo