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Proibição de celulares em escolas pode retomar o controle e fomentar a educação midiática e letramento digital.
É comum observarmos pessoas discutindo sobre a influência dos celulares na educação e é sobre isso que vamos conversar agora com a renomada Educadora Débora Garofalo. Sua trajetória notável, que a levou a figurar entre os 10 finalistas do Prêmio Nobel de Educação, é um testemunho de seu compromisso com a melhoria da educação. Sendo assim, sua opinião sobre como os celulares impactam o processo de aprendizado é, sem dúvida, valiosa.
Para Débora, o aparelho que cada um de nós carrega consigo o tempo todo pode ser tanto um facilitador quanto um obstáculo no ambiente de sala de aula. Ela defende que, se bem utilizados, os dispositivos móveis podem enriquecer a experiência educacional, tornando-a mais interativa e atraente. No entanto, também alerta para os riscos de distração e dependência, reforçando a importância de um uso equilibrado e consciente desses telefones. A chave está em encontrar um equilíbrio saudável. O desafio é grande, mas com uma abordagem cuidadosa, podemos transformar esses dispositivos em aliados poderosos na jornada do conhecimento.
O Desafio da Proibição dos Celulares em Escolas
Agora que os alunos estão retornando às aulas 100% e lidando com a novidade da proibição do uso do celular nos espaços escolares, é importante avaliar essas mudanças e o início do ano letivo. A medida da proibição dos celulares é drástica, mas necessária para retomar o controle da sala de aula e permitir que as escolas tenham autonomia.
Educação Midiática e Letramento Digital
Além da proibição, é importante trazer outros pilares associados, como a questão do currículo dentro das escolas, principalmente a pauta de educação midiática. Isso consiste em trazer habilidades e competências para que os estudantes possam refletir sobre o uso de tecnologia, ampliando a questão do letramento digital. É importante que os estudantes se tornem críticos e reflexivos sobre o uso de tecnologia.
Proibição dos Celulares em Casa
A proibição dos celulares em escolas também traz a necessidade de os pais criarem uma rotina dentro de casa. É importante que os pais sejam parceiros da escola e criem regras para o uso do dispositivo móvel em casa. Isso inclui ter um convívio social sem a presença do telefone e criar rotinas para o uso do aparelho.
Desafios em Sala de Aula
A proibição dos celulares em escolas traz desafios em sala de aula, especialmente em escolas com realidades diferentes. É importante que os professores e a coordenação trabalhem juntos para costurar ao longo do ano e encontrar soluções para esses desafios. A tecnologia não pode ficar parada, e é importante encontrar formas de utilizá-la de maneira saudável e educativa.
Fonte: ©️ Band Jornalismo