ouça este conteúdo
Água viva causa queimaduras graves em 13 mil pessoas no litoral gaúcho em 12 dias, técnica de remoção é fundamental, Mãe Dágua é uma das principais causadoras.
No litoral do Rio Grande do Sul, um alerta importante para todos que aproveitam o verão: mais de 13.000 pessoas foram feridas por águas vivas nos últimos dias. Muitas pessoas, inclusive, conhecem esses animais como Mãe D’água ou Água Viva. Lembro-me de praias lotadas desses animais, o que acaba sendo um risco para quem entra no mar. Eles costumam ficar perto da beirinha, o que aumenta o risco para as crianças.
É importante saber que as queimaduras causadas pelas águas vivas podem ser muito graves. Por isso, é fundamental procurar orientação médica em caso de ferimento. Além disso, é sempre bom lembrar que a prevenção é a melhor opção. Conheça os locais antes de se aventurar e respeite os alertas para evitar problemas. Lembre-se de que a segurança é sempre a melhor escolha, especialmente quando se trata de águas vivas e seus efeitos potencialmente perigosos.
O Recorde de Queimaduras no Litoral Gaúcho
Gabriela Dias está aqui com a gente para falar sobre um recorde que chama muita atenção: 13.000 pessoas queimadas em todo o litoral gaúcho. Gabi, é um prazer ter você aqui novamente. Feliz Ano Novo para você e para todo mundo que nos acompanha!
O recorde de queimaduras tem um lado bom e um lado ruim. O lado bom é que o mar está mais quente e a água está mais clara neste ano no Rio Grande do Sul. Já o lado ruim é que isso acaba ajudando a proliferação das águas vivas, que são responsáveis por essas queimaduras.
A recomendação dos guardas-vidas é ficar atento e procurar a bandeira roxa que eles colocam em locais com muita água viva. Se você for queimado, pode ir até uma Guarita, onde eles aplicarão vinagre para ajudar a aliviar a dor.
Mas é importante ficar ligado, pois muita gente está passando por isso. O número total de queimaduras no ano passado foi de 13.000 pessoas feridas em apenas 12 dias. Gabi, obrigada pelas informações.
O Medo e o Alerta dos Pais
Enquanto ouvíamos as informações de Gabi, não podemos deixar de lembrar da nostalgia que a bandeira roxa traz para quem passou a infância no litoral gaúcho. É muito típico, né? E o medo, o alerta dos pais para cuidar com a ‘mãe da água’, a água viva, que pode ser uma queimadura muito séria.
Inclusive, tem muitas histórias populares em volta disso, como colocar pasta de dente, pomada, jogar água quente ou água fria. Mas a melhor coisa mesmo é aproveitar o salvavidas que está ali na praia, correr para ele ou seguir as orientações da equipe médica no posto de saúde, para que a queimadura não se torne nada mais sério.
Gabi, obrigado pelas informações diretamente da capital dos Gaúchos. É sempre um prazer ter você aqui conosco.
Fonte: ©️ Band Jornalismo