ouça este conteúdo
Uma jovem de 29 anos morreu em Cristais Paulista após um quadro forte de virose, segundo informações. Ela voltou de Guarujá dois dias antes do óbito.
No litoral paulista, o final de ano foi marcado por um surto de virose que lotou os postos de saúde e hospitais, deixando dezenas de pessoas passando maus bocados. A principal suspeita é que a água tenha sido contaminada por ligações clandestinas de esgoto, o que pode ter levado a um aumento nos casos de doenças gastrointestinais.
Os sintomas mais comuns foram gastrites agudas, que podem ter sido causadas pela ingestão de água contaminada. Além disso, a virose pode ter sido transmitida por alimentos e superfícies contaminadas. É importante ressaltar que a prevenção é a melhor medida contra essas doenças, e que a população deve tomar cuidado para evitar a contaminação. A higiene é fundamental para evitar a propagação da virose e outras doenças gastrointestinais.
O surto de virose no Guarujá
O surto de virose no Guarujá começou antes do Natal e atingiu seu pico no Ano Novo. Os postos de saúde estavam lotados e os estoques das farmácias eram insuficientes. Os moradores da cidade tiveram que mudar seus hábitos e começar a comprar água mineral, pois a água da torneira não era considerada segura.
Uma das possibilidades é que ligações clandestinas de esgoto e vazamentos tenham provocado o surto de gastroenterocolite aguda, que causa inflamações no estômago e intestino. O surto se espalhou rapidamente por outras cidades do litoral, como a Praia Grande. A Sabesp garante que não há relação entre a água que fornece e o problema.
O Instituto Adolf Lutz foi acionado para tentar verificar as causas da virose. A qualidade da água nas praias do litoral paulista é monitorada semanalmente. O resultado é sinalizado em placas. Quando está vermelha, significa que é impróprio para banho, como na praia do Perequê, no Guarujá. De acordo com a CETESB, 38 das 175 praias analisadas do litoral de São Paulo estão impróprias para banho.
Entre os sintomas mais comuns estão náusea, vômito, diarreia e malestar. Porém, em alguns casos, as viroses também se apresentam com febre, complicações respiratórias e conjuntivite. Para se prevenir, é importante ficar atento à origem dos alimentos e da água consumida. Lavar as mãos também é fundamental para evitar contaminações.
Para quem for infectado, os sintomas costumam desaparecer em três dias. Se passar disso, é preciso buscar atendimento médico. Neste sábado, uma jovem de 29 anos morreu em Cristais Paulista, no interior de São Paulo, após um quadro muito forte de virose.
A especialista Cristiana H fala sobre a virose que vem atingindo desde o final do ano passado e vem lotando hospitais e prontos-atendimentos. Muitas pessoas talvez não deem aquela tensão devida a uma virose, simplesmente não ficam em casa, de molho, tomam algum medicamento, até mesmo procuram atendimento médico, mas essa virose pode evoluir para um quadro ainda mais sério, como aconteceu dessa jovem.
A busca pelas causas da virose
A primeira coisa muito importante é definir qual é o nosso inimigo, ou seja, qual é o agente causador desse surto no litoral de São Paulo. Isso pode ser um termo mais vulgar, porque a gente ainda não tem certeza se de fato esse surto está sendo causado por vírus. Ele pode estar sendo causado por bactéria, ele pode estar sendo causado por um parasita, e o tratamento é totalmente diferente.
A forma que a gente trata, por exemplo, quando nos casos de bactérias que podem levar um choque em horas e a morte é com antibiótico, e é completamente diferente do que a gente faz se for um vírus. É muito importante que as amostras estejam indo pro Instituto Adolfo Lutz, que tem absolutamente plenas condições de definir de forma bem breve qual o agente etiológico.
Se você perguntar a minha opinião, pela proporção do número de casos e a rápida disseminação, eu aposto em vírus. Eu aposto que os vírus têm essa característica de rapidamente causar um número explosivo de casos. E você vê, você mesmo relatou, sai de um litoral, né, falando do Guarujá, e vai já para as outras praias, e isso mesmo em casos de vírus.
Os riscos da virose
Por que isso pode acabar sendo um caso fatal, como foi dessa jovem? Nós temos que imaginar que o quadro clínico dessas gastrites agudas é vômito, diarreia, você sua, uma sudorese, e febre, tudo isso faz com que você perca líquido do seu corpo, vômito, diarreia, tudo, você perde líquido, e perde também o que a gente chama de eletrólitos, sódio, potássio, magnésio, então com isso, você pode sim ter um quadro grave de desidratação, podendo levar choque e levar, inclusive, a morte.
Então, a assistência médica, aí, no caso é bastante importante. Há muitas pessoas que até gostaria de ouvir se há algum tipo de restrição, alguma outra doença, ou faz um acompanhamento.
Fonte: ©️ Band Jornalismo