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Empresas que fazem conexão entre clientes têm responsabilidades
O caso de um homem que tomou a de cará e percebeu que estava caindo num golpe serve de alerta para todos. Em São Paulo, as pessoas estão sujeitas a cair nessa armadilha em qualquer lugar, e as empresas que fazem a conexão entre clientes e entregadores também têm a responsabilidade de evitar que seus clientes sejam vítimas de um golpe. É fundamental estar atento e verificar a autenticidade dos serviços para não ser enganado.
Além disso, é importante lembrar que o golpe pode se disfarçar de várias formas, incluindo fraude, estelionato, burla, trapaça e ardil. As empresas devem tomar medidas para prevenir esses tipos de crimes e proteger seus clientes. É preciso estar sempre vigilante e não se deixar levar pela emoção. Em um golpe, a perda pode ser grande, e a recuperação dos prejuízos pode ser difícil. Portanto, é essencial estar informado e tomar as devidas precauções para evitar cair em um golpe ou qualquer outra forma de fraude. A prevenção é a melhor defesa.
Um Caso de Golpe
Um caso específico de golpe envolveu a compra de uma peça para o interfone do prédio, que inicialmente custaria pouco mais de 40 reais, mas acabou se transformando em uma tentativa de golpe no valor de R$ 2.000. Ao receber o SMS do banco, o cliente e o rápido tomaram a maquininha das mãos do motoboy, que fugiu em seguida. O rapaz, que preferiu não ter a identidade revelada, falou que lembrou de uma maquininha no seu bag, e essa não teria sido a primeira vez que o motoboy atacou, utilizando uma fraude para obter vantagem. Em agosto do ano passado, uma vítima teve um de muitos casos semelhantes, caracterizados como estelionato, onde o golpista utilizou de burla para enganar as vítimas.
Conexão entre Clientes e Empresas
As vítimas entraram em contato com a GetNinja, responsável pela plataforma que conecta prestadores de serviço, e que faz parte das empresas que fazem a entrega de serviços, mas que também podem ser alvo de golpe, trapaça e ardil. Em nota, a empresa afirmou que o ocorrido fora do ambiente da plataforma e que tem um controle rigoroso de quem se cadastra, pois o lucro vem dos prestadores de serviços que pagam para desbloquear mais clientes, evitando assim a fraude e o estelionato. Uma advogada especialista em direito do consumidor explicou que a empresa pode responder pelos prejuízos causados, pois os bandidos confundem as vítimas, repetem a operação ou ainda roubam as senhas através de meios fraudulentos, utilizando de burla e trapaça para aplicar o golpe.
Prevenção e Consequências
É fundamental ter um controle rigoroso para evitar que golpes como esse ocorram, pois a conexão entre clientes e empresas que fazem a entrega de serviços pode ser um ponto vulnerável para a aplicação de golpes, fraude, estelionato, burla, trapaça e ardil. Além disso, a maquininha das mãos dos golpistas pode ser um instrumento perigoso, capaz de causar prejuízos significativos, como no caso do golpe de R$ 2.000. Portanto, é essencial estar atento e tomar medidas preventivas para evitar cair em golpes, como o ocorrido em agosto do ano passado, e garantir que as empresas que fazem a entrega de serviços tenham um controle rigoroso para evitar a fraude e o estelionato.
Fonte: ©️ Band Jornalismo