ouça este conteúdo
Missão de retorno em nave espacial de laboratório flutuante
A Beatriz Ferret está conosco aqui no estúdio da Rádio Bandeirantes da Band News TV para contar um pouco mais da história dos astronautas presos. Há 9 meses no espaço e que estão voltando para casa agora. Como é que eles estão voltando? Conta pra gente, Beatriz. Eles estão ansiosos para retornar à Terra após uma longa estadia no espaço. A equipe de astronautas tem trabalhado arduamente para garantir uma volta segura e bem-sucedida.
A Beatriz Ferret nos explica que os astronautas, juntamente com os cosmonautas, tripulantes e viajantes espaciais, têm enfrentado desafios significativos durante sua missão. Eles são verdadeiros heróis que arriscam suas vidas para avançar o conhecimento humano. Além disso, a tecnologia utilizada é de ponta e permite que os astronautas realizem experimentos e coletem dados valiosos no espaço. A colaboração internacional é fundamental para o sucesso dessas missões, e os astronautas desempenham um papel crucial nesse processo. Eles são inspiração para muitos jovens que sonham em seguir carreiras na área espacial.
Retorno dos Astronautas
Depois de passar 286 dias na estação espacial internacional, os dois astronautas, Sunita Williams e But Wilmore, finalmente começaram sua missão de retorno para casa. A nave que os levava, juntamente com outros dois tripulantes, partiu da estação espacial durante a madrugada e deve chegar ao planeta Terra no início da noite. Esses astronautas experientes da Nasa, veteranos em missões espaciais, ganharam fama mundial após integrarem a primeira missão da Boeing para a estação espacial internacional em junho do ano passado. Inicialmente, eles deveriam cumprir um trabalho de 8 dias na estação espacial, mas devido a um problema de propulsão na nave da Boeing, eles acabaram ficando por lá por 9 meses.
Desafios dos Astronautas
Durante esse tempo, os astronautas tiveram que lidar com a incerteza de quando poderiam voltar para casa. A Nasa e a Boeing discutiram sobre como trazê-los de volta, mas devido a problemas técnicos, a NASA recorreu à concorrente, a SpaceX, do bilionário Elon Musk. A SpaceX lançou uma nova missão com quatro astronautas a bordo, que ficarão na estação espacial, enquanto Sunita e But Wilmore puderam voltar para casa. Eles estão voltando numa cápsula que fará um pouso no oceano, na Costa do Estado da Flórida. A missão de retorno foi antecipada devido às condições climáticas favoráveis.
Condições de Vida na Estação Espacial
A estação espacial é um laboratório flutuante que abriga poucas dezenas de astronautas, cosmonautas e tripulantes de diferentes países. Eles ficam juntos em uma espécie de sala, compartilhando a comida disponibilizada e flutuando na microgravidade. Os viajantes espaciais têm uma visão privilegiada do planeta Terra, mas a vida na estação espacial pode ser desafiadora. Depois de passar tanto tempo no espaço, os astronautas precisam passar por uma adaptação para readaptar-se à gravidade. Eles precisarão fazer um trabalho de reabilitação de 45 dias na Agência Espacial americana para retomar os movimentos e reaprender a andar.
Desafios de Saúde
Os astronautas que passam tanto tempo no espaço podem sofrer de deterioração óssea e muscular, exposição a radiação, deficiência visual e questões psicológicas. A mudança de fluídos corporais também pode causar efeitos na córnea e aumentar os níveis de cálcio na urina, aumentando o risco de pedras nos rins. Por isso, a necessidade de passar por uma reabilitação quando voltarem ao planeta é crucial. Os cosmonautas e tripulantes também precisam lidar com a incerteza e o isolamento durante suas missões, o que pode afetar sua saúde mental. Os viajantes espaciais, incluindo os astronautas, cosmonautas e tripulantes, precisam ser preparados para lidar com esses desafios e garantir sua segurança durante as missões espaciais.
Fonte: ©️ Band Jornalismo